Book Appointment Now
Chá com Dente-de-Leão: conheça 10 benefícios incríveis para a sua saúde
Quem nunca assoprou um dente-de-leão e viu suas leves plumagens flutuarem pelo ar? De fato, essa pequena flor com no nome científico de Taraxacum officinale é conhecida em todo o Brasil e faz parte do dia a dia de muitos. Porém, você sabia que o chá com dente-de-leão, especificamente, de sua raiz é capaz de proporcionar benefícios únicos para a saúde do corpo e da pele? Confira hoje no SaúdeLAB!
Típico de climas mais frios, o dente-de-leão costuma florescer no inverno, sendo originário da Europa e da América do Norte. Ademais, além de ser rico em minerais, antioxidantes e aminoácidos, ele ainda oferece benefícios anti-inflamatórios e possui as vitaminas A, do complexo B e C. Assim, veja agora o que o chá da planta pode oferecer à sua saúde.
Quais são os benefícios do chá com dente-de-leão?
O dente-de-leão é rico em nutrientes, capazes de promover muitos benefícios à médio e longo prazo. Nesse sentido, o chá de sua raiz possui efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e auxilia até na manutenção da saúde da pele, ossos e coração. Confira!
10 benefícios do chá de dente-de-leão
1. Contribui na perda de peso
O chá de dente-de-leão é um excelente diurético, auxiliando na eliminação de líquidos e toxinas do organismo. Assim, ele acelera o metabolismo, contribuindo para a perda de peso, caso seja acompanhado por uma dieta alimentar adequada.
2. Melhora lesões cutâneas
O “leite” do dente-de-leão, ou seja, a seiva que é extraída de seu caule, possui propriedades fungicida e germicida. Assim, se aplicado diretamente em lesões, micoses ou coceiras, ele pode agir no tratamento destas.
3. Combate o câncer
Alguns estudos apontam que os compostos fitoquímicos bioativos do dente-de-leão podem pausar o crescimento de células cancerígenas em alguns órgãos do corpo. Assim, ele pode ser utilizado como forma de prevenção à doença, em longo prazo.
4. Combate a anemia
O dente-de-leão é rico em ferro, mineral necessário para pacientes em tratamento de anemia. Assim, o chá da planta é altamente recomendado nestes casos.
5. Facilita a digestão
A planta também é rica em fibras, que promovem a saúde e o bom funcionamento do sistema gastrointestinal, aliviando casos de diarreia e dispepsia.
6. Controla a diabetes
Se você é diabético, saiba que o chá de dente-de-leão possui benefícios únicos para a sua condição. Assim, além de estimular a produção de insulina, sua ação diurética faz com que mais urina seja eliminada do corpo, assim como o açúcar. Dessa forma, ele é capaz de regular os níveis dessa substância no organismo.
7. Regula a pressão sanguínea
Os altos níveis de potássio presentes no chá de dente-de-leão fazem com que a pressão sanguínea seja reduzida. Além disso, a planta também auxilia na redução do colesterol, sendo recomendada para casos de hipertensão.
8. Protege o fígado
Os antioxidantes presentes no chá da raiz de dente-de-leão agem diretamente no fígado, protegendo-o contra toxinas e hemorragias.
9. Auxilia no tratamento contra a acne
Segundo estudos, a função diurética do chá de dente-de-leão também regula os hormônios, aumentando a transpiração e os poros, fazendo com que a pele seja desobstruída. Do mesmo modo, a seiva da planta também é capaz de cicatrizar espinhas, inibindo outras infecções no tecido cutâneo.
10. Ajuda na manutenção da saúde dos ossos
O dente-de-leão é rico em cálcio e vitamina K, além de conter vitamina C e luteolina. Juntos, tais substâncias fortalecem a ossatura corporal, prevenindo doenças como a osteoporose e a artrite.
Como fazer o chá de dente-de-leão
Ingredientes
- 1 xícara de água quente;
- 2 colheres de chá de raiz de dente de leão (triturada ou em pó).
Modo de preparo
Adicione a raiz de dente de leão na água quente e deixe-a repousando ali por cerca de 10 minutos. Em seguida, coe a mistura e beba. O recomendado é ingerir o chá ao menos 2 vezes ao dia. No caso de pessoas com diarreia, o ideal é que se beba o chá sempre antes das refeições.
Efeitos colaterais
O dente de leão é considerado seguro na maioria dos casos, pois possui uma taxa de toxicidade quase nula. Porém, em raros casos, ele pode causar alergias, especialmente em pessoas sensíveis ao ácido taraxínico e à lactona sesquiterpênica.
Quem não deve usar
O chá de dente-de-leão não deve ser utilizado por pessoas com problemas gastrointestinais como: obstrução dos ductos biliares, oclusão intestinal, inflamação na vesícula biliar ou úlcera péptica. Além disso, ele também não é recomendado para gestantes e indivíduos que já tomam medicamentos diuréticos ou hipoglicemiantes.