Chá de alpiste para pressão alta: será que funciona mesmo? Entenda

Alguns chás são conhecidos por ajudar na hipertensão, como é o caso do chá de alpiste

Você já ouviu falar do chá de alpiste? Ele pode não ser tão consumido quanto o de hibisco ou camomila, mas mesmo assim ele não deixa a desejar em suas propriedades. Inclusive é dito que ele pode ajudar a reduzir a pressão arterial, o que seria vantajoso para pessoas hipertensas. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se o chá de alpiste para pressão alta funciona mesmo, e se ele é seguro ou não.

À primeira vista, pode parecer estranho usar o alpiste para fazer chá. Afinal, a planta geralmente é empregada como alimento para pássaros. Porém, isso não significa que ela não seja própria para o nosso consumo também. No geral, os alimentos naturais são ricos em nutrientes e efeitos benéficos para a saúde, e com o alpiste não é diferente.

O chá de alpiste para pressão alta funciona?

A longo prazo, a hipertensão é um problema bastante grave, ainda mais se não for controlada ou tratada. Ela gera um desgaste muito grande nos vasos sanguíneos e no coração, prejudicando a saúde do sistema cardiovascular e aumentando o risco de possíveis doenças relacionadas à ele. Com isso, a ideia de que o chá de alpiste para pressão alta realmente funciona acaba sendo bem atrativa para hipertensos.

Felizmente, o alpiste contém vasodilatadores e antioxidantes. Logo, ele é capaz de aumentar a dilatação dos vasos sanguíneos e favorece a saúde dos mesmos. Então sim, o chá de alpiste para pressão alta realmente funciona, já que vasos mais dilatados e saudáveis contribuem para que a pressão arterial seja reduzida. Contudo, caso você já esteja sob algum tratamento, consulte seu médico antes de consumi-lo.

Leia mais: Chá para hipertensão: 5 opções perfeitas para que sofre com pressão alta

Outros benefícios do chá de alpiste para a saúde

Agora que você sabe que é possível usar o chá de alpiste para pressão alta, resta apenas conhecer algumas de suas outras propriedades. Sendo assim, confira elas a seguir:

  • Age como detox: consumir o chá de alpiste favorece a eliminação de líquidos e de diversas toxinas que se acumulam no nosso organismo, funcionando como uma espécie de bebida desintoxicante.
  • Contém antioxidantes: os mesmos antioxidantes que ajudam na redução da pressão também combatem os radicais livres do organismo, que causam o envelhecimento precoce e doenças neurodegenerativas.
  • Reduz os níveis de colesterol: não é apenas a pressão arterial que pode ser regulada com o chá de alpiste. Graças a enzimas e vitaminas presentes nele, as gorduras que se acumulam nos vasos sanguíneos são limpas, reduzindo o colesterol ruim e aumentando o colesterol bom.
  • Promove o bom humor: o triptofano, presente no alpiste, é uma substância usada como precursora na síntese de serotonina no organismo. Já a serotonina é um dos compostos por trás do nosso bom humor.

Modo de preparo do chá de alpiste

Por fim, de pouco adianta conhecer o chá de alpiste para pressão alta se você não souber como prepará-lo. Felizmente, por ser um chá, o processo é muito simples, precisando apenas dos seguintes passos:

  • Em uma panela, acrescente meio litro de água e uma colher de sopa de alpiste. Se quiser, você também pode acrescentar um pau de canela para saborizar e adicionar mais propriedades.
  • Leve a panela para o fogo alto, e espere a água atingir a fervura.
  • Quando a água começar a borbulhar, conte 5 minutos para que ela faça a infusão do alpiste.
  • Passado o tempo, desligue o fogo e aguarda mais 10 minutos, mas dessa vez com a panela tampada.
  • Feito isso, você já pode coar a bebida e tomar o chá de alpiste.

Leia mais: Chá da casca de melão ajuda a controlar a pressão alta e muito mais; conheça

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação