Capim-santo serve para pressão alta? Será que prejudica? Entenda

Fique por dentro das utilidades do capim-santo para a saúde do nosso organismo

Algumas plantas consideradas medicinais são mais acessíveis e simples do que pensamos. O capim-santo, por exemplo, pode ser encontrado e plantado em quase qualquer lugar. Por outro lado, ele não deixa de ser uma planta riquíssima em propriedades e muito benéfica para a nossa saúde. Dito isso, o SaúdeLab vai ensinar se o capim-santo serve para pressão alta, ou se ele pode ser prejudicial.

Infelizmente o capim-santo é facilmente confundido com outras plantas, como a erva-cidreira. Isso acaba sendo um problema para quem deseja conhecer e ele e seus benefícios, já que plantas diferentes costumam ter propriedades diferentes também. Ou seja, para aproveitar o que o capim-santo realmente oferece e evitar enganos, o ideal é comprar ele em lojas especializadas.

Principais benefícios do capim-santo

  • Reduz o colesterol: os antioxidantes do capim-santo impedem a oxidação das gorduras do corpo, processo que favoreceria o aumento do colesterol e dos triglicerídeos.
  • Ajuda a tratar a ansiedade: similar à camomila, o capim-santo contém alguns compostos considerados sedativos. Eles são aliados tanto para reduzir os sintomas da ansiedade, quanto para combater a insônia e melhorar a qualidade do sono.
  • Trata a gastrite: muitos alimentos e bebidas precisam ser evitados quando se está com gastrite, mas esse não é o caso do capim-santo. ele contém anti-inflamatórios e outros compostos que diminuem a acidez do estômago e os sintomas da gastrite no geral.
  • Melhora o hálito: o odor é uma das características mais marcantes do capim-santo. Bebê-lo ou usar ele para um gargarejo pode melhorar o hálito da boca, eliminando o mau hálito.
  • Diminui dores: outro efeito interessante do capim-santo é que ele contém nutrientes analgésicos. Com isso, ele pode promover o alívio de diversas dores pelo corpo.

Leia mais: Chá para hipertensão: 5 opções perfeitas para que sofre com pressão alta

E o capim-santo serve para pressão alta mesmo?

Quem sofre de hipertensão tem sua saúde cardiovascular constantemente em risco. Para controlar a doença, é preciso ficar muito atento com a alimentação, evitando obviamente quaisquer alimentos e bebidas que possam elevar a pressão arterial. Felizmente, acredita-se que o capim-santo serve para pressão alta por causa das propriedades diuréticas que ele possui.

De maneira geral, uma bebida diurética promove a eliminação do sódio, um dos grandes responsáveis pela elevação da pressão arterial. Essa característica é comum para vários chás, mas é dito que o capim-santo serve para pressão alta pois ele ainda contém anti-inflamatórios. Eles são responsáveis por diminuir a pressão através do relaxamento dos vasos sanguíneos.

Portanto, sim, o chá de capim-santo são serve para pressão alta, mas claro que é necessário cuidar muito bem da alimentação e fazer uso dos medicamentos corretamente. Afinal, apenas o chá sozinho não vai resolver o problema da hipertensão.

Quais são as contraindicações do uso de capim-santo?

Caso você sofra de hipertensão e já está sob algum tratamento para a condição, então é preciso tomar mais cuidado com o capim-santo. Consumi-lo nessas condições pode afetar o controle da pressão arterial negativamente. O mesmo vale para caso você já esteja tomando algum medicamento calmante, visto que por conter propriedades similares, ele pode potencializar demais o medicamento, tornando-o prejudicial. Por fim, vale citar que grávidas também deve evitar o capim-santo apenas para garantir a segurança da gestação.

Leia mais: 7 erros mais comuns ao medir a pressão em casa: saiba qual é o jeito certo

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação