Tomar chá de camomila todo dia faz mal? Entenda melhor os seus efeitos

Por mais benéfico que o chá de camomila seja, a moderação é indispensável

Sem dúvidas, o chá de camomila é um dos mais populares e consumidos que existem, e não é por falta de motivo. Ele possui propriedades únicas e que oferecem muitos benefícios pra a nossa saúde. Porém até as melhores propriedades podem se tornar prejudiciais se você não souber como aproveitá-las. Dito isso, o SaúdeLab vai ensinar se tomar chá de camomila todo dia faz mal.

De antemão, os chás no geral são bebidas bastante conhecidas por serem benéficas. Inclusive eles são empregados na medicina alternativa há muitos e muitos anos. Mas o que as pessoas esquecem é que, como cada chá tem suas respectivas propriedades e nutrientes, não basta apenas incluir qualquer um deles na sua rotina, ou de qualquer forma. Cada chá exige uma série de cuidados, e pode ter suas contraindicações.

Quais são as utilidades do chá de camomila?

  • Ajuda a tratar a ansiedade: a camomila contém uma substância denominada, que ajuda a acalmar o sistema nervoso. Ademais, ela também atua diretamente na redução dos níveis de cortisol. Com isso, o chá ajuda a tratar tanto a ansiedade quanto o estresse.
  • Aumenta a qualidade do sono: esse é provavelmente o principal benefícios do chá de camomila. Também graças a apigenina, a bebida atua como um tipo de sedativo e tranquilizante, relaxando o sistema nervoso e melhorando o sono durante a noite.
  • Melhora os níveis de colesterol: o chá possui alguns antioxidantes em sua composição, sendo uma das ações deles reduzir a oxidação de gorduras, o que por sua vez ajuda a controlar o colesterol ruim.
  • Combate problemas estomacais: por conter anti-inflamatórios e ajudar na digestão, o chá de camomila é uma grande aliado na saúde gástrica. Ele pode ajudar a combater desde azia e náusea até úlcera e gastrite.

Leia mais: Chá de camomila faz mal para o coração? Descubra agora se pode tomar ou não

Tomar chá de camomila todo dia faz mal?

A princípio, todo alimento pode ser prejudicial para a nossa saúde se for consumido em quantidades muito grandes, ou com muita frequência, e isso vale também para a camomila. No caso, não dá pra afirmar que tomar chá de camomila todo dia faz mal sempre. Isso é algo que pode variar de pessoa para pessoa. Mas o consumo frequente e excessivo da camomila sem dúvidas pode ser prejudicial.

Como uma das principais ações da camomila é como calmante, ela em excesso pode nos deixar muito sonolentos. Mas fora isso, alguns dos nutrientes dela são um pouco agressivos para o estômago quando em grandes quantidades, podendo causar vômitos e azias. Ademais, os chás no geral levam ao acúmulo de radicais livres se consumidos excessivamente.

Principais contraindicações do chá de camomila

Conforme fora dito, o efeito da camomila e a eficiência de suas propriedades podem variar de uma pessoa para outra. Com isso, o chá de camomila pode ser contraindicado para algumas pessoas, mesmo que em quantidades moderadas. Por exemplo, se você tem histórico de alergias ou está sob o uso de algum tipo de medicamento, talvez o chá não seja a melhor indicação para você. Mas isso obviamente requer teste e acompanhamento especializado.

Leia mais: Chá de camomila alivia cólica menstrual e muito mais; confira 10 benefícios incríveis

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação