Chá da casca de melão ajuda a controlar a pressão alta e muito mais; conheça

Clica aqui e aprenda como preparar essa bebida refrescante

Consumido em todo o mundo, o melão é, sem dúvidas, uma das frutas mais suculentas e refrescantes que existem. Entretanto, você sabia que a maior parte dos nutrientes dessa fruta se encontra em sua casca? De fato, o chá da casca de melão pode proporcionar muitos benefícios à sua saúde, como por exemplo, a prevenção do envelhecimento precoce. Confira hoje no SaúdeLab!

Para preparar o chá da casca de melão, você pode utilizar qualquer espécie da fruta, desde que ela esteja madura e firme, e que a casca não apresente manchas ou machucados. Assim, continue conosco e aprenda a fazer a bebida da forma correta, conferindo também a indicação de quantidade para ingestão e os possíveis efeitos colaterais e contraindicações!

Conheça os segredos do chá de melão

A casca do melão é rica em vitaminas A e C, além de conter minerais importantes para a saúde do organismo, como o cálcio, o fósforo e o potássio. Além disso, ela ainda possui um alto teor de antioxidantes. Dessa forma, veja agora como tudo isso se traduz em benefícios para a sua saúde e aprenda a preparar a bebida da forma correta!

Benefícios do chá da casca de melão para a sua saúde

Prevenção do envelhecimento precoce

De acordo com alguns estudos, a casca do melão contém altos níveis de antioxidantes e vitamina C, capazes de acelerar a produção de colágeno e combater o envelhecimento precoce. Assim, o chá preparado com ela pode ajudar na prevenção de rugas e na manutenção de uma pele firme e saudável.

Ajuda a controlar a pressão arterial

Se você é hipertenso, o chá da casca de melão pode ser um excelente aliado no controle da sua pressão. Isso ocorre devido à alta concentração de potássio presente na casca da fruta, que confere ação hipotensora, diminuindo e controlando a pressão arterial. Nesse sentido, a bebida pode atuar apenas como auxiliar de um tratamento médico regular e adequado para esse problema.

Combate doenças no sistema cardiovascular

Além do potássio, a casca do melão também é rica em carotenoides. Assim, essa combinação atua no organismo controlando a pressão arterial. Desse modo, se aliado a uma boa alimentação e à prática de exercícios físicos, o chá da casca de melão pode evitar a obstrução de vasos sanguíneos, além de reduzir os níveis de colesterol sangue, diminuindo a chance de ocorrência de doenças como infarto e aterosclerose.

Mantém o bom funcionamento do sistema gastrointestinal

A casca do melão é rica em fibras. Dessa maneira, o chá preparado por ela pode ser excelente para o combate de certos problemas no intestino, como a prisão de ventre. Assim, ele é capaz de ajudar no processo digestivo, melhorando o trânsito intestinal.

Auxilia no combate à diabetes

O chá da casca de melão oferece, diretamente da fruta, uma fibra chamada pectina, que atua no organismo controlando os níveis de açúcar do sangue. Portanto, ele auxilia na liberação da glicose de maneira equilibrada, sendo ideal para ser utilizado como opção complementar ao tratamento da diabetes.

Ajuda a desinchar o corpo

O chá da casca de melão também age como um poderoso diurético, eliminando o excesso de líquido dos tecidos do organismo. Assim, também é um bom aliado para quem sofre com retenção de líquidos no corpo.

Reforça o sistema imunológico

A alta concentração de vitamina C presente na casca do melão também atua combatendo os radicais livres e reforçando o sistema imunológico do organismo.

Mantém a saúde dos olhos

Além da vitamina A, a casca do melão também contém luteína e zeaxantina, substâncias que atuam ajudando na prevenção de doenças oculares e da degeneração ocular ocasionada pela idade.

melão cortado
Chá da casca de melão ajuda a controlar a pressão alta e muito mais; conheça. Foto: Canva PRO

Como fazer o chá de casca de melão

Ingredientes

  • Cascas de 1 melão inteiro;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Em uma panela, coloque a água e as cascas do melão e deixe ferver por cerca de 10 minutos. Em seguida, basta coar a bebida. O chá pode ser armazenado na geladeira por até 48h e a indicação para ingestão é de até 3 vezes ao dia.

Efeitos colaterais

Se consumido em excesso, o chá da casca de melão pode ocasionar aumento da pressão arterial e diarreia.

Quem não pode tomar o chá

O chá da casca de melão não deve ser consumido por gestantes, lactantes e indivíduos que sofrem de insuficiência renal. Além disso, por alterar os níveis glicêmicos do organismo, ele deve ser ingerido por pessoas diabéticas somente com orientação médica.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação