Chá de Arruda requer muito cuidado! Conheça para quem ele indicado e contraindicado

Saiba quem pode aproveitar os benefícios do chá de arruda, e quem deve evitá-lo

De antemão, os chás são bebidas tradicionais que podem beneficiar muito a nossa saúde. Entretanto, é preciso ter em mente que existem diferentes tipos de chá, e cada um possui propriedades específicas. O chá de arruda, por exemplo, tem características que, quando bem aproveitadas, são muito proveitosas. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e veja quais são os benefícios do chá de arruda, e para quem ele é indicado e contraindicado.

A princípio, a arruda é uma erva bastante controversa do ponto de vista medicinal. Isso se dá pelo fato de que ela tem uma certa toxicidade, de forma que seu uso pode acarretar em problemas graves de saúde. Contudo, conforme fora dito, se você souber como aproveitar bem as propriedades do chá de arruda, ele pode sim ser benéfico. Ou seja, tudo depende do modo de consumo e de quem está consumindo.

Quais são os benefícios do chá de arruda?

  • Ajuda a regular a menstruação: o chá de arruda possui uma propriedade muito interessantes para mulheres que tem dificuldades durante o período menstrual. Através dele, é possível favorecer a menstruação, especificamente o descolamento do endométrio, que caracteriza o processo.
  • Diminui dores menstruais: além de facilitar a menstruação como um todo, o chá também reduz consideravelmente as dores menstruais, que pode incluir até mesmo as cólicas.
  • Tem efeito antitérmico: existem diversos medicamentos com efeitos antitérmico, porém o chá de arruda é uma opção natural que tem a mesma propriedade, sendo então útil para combater febres.
  • Combate dores de ouvido: por incrível que pareça, o chá ainda pode ser empregado para dores de ouvido. No caso, essa propriedade é aproveitada tanto através da ingestão do chá, quanto através de uma compressa dele.

Leia mais: Chá de Noz Moscada: conheça 5 benefícios inacreditáveis para a sua saúde

Contraindicação e cuidados com a arruda

Conforme fora dito anteriormente, a arruda é considerada uma planta tóxica para o nosso organismo. Logo, é muito importante ter em mente as contraindicações e cuidados necessários para evitar problemas. Sob esse ponto de vista, mulheres grávidas não devem consumir a bebida pois ela possui propriedades abortivas. Essa precaução também deve ser aplicada para crianças, pois a toxicidade da planta pode ser agressiva demais para elas.

Em relação aos cuidados, o mais importante é que você tenha muita moderação ao consumir e manusear. No caso das mulheres, o chá nunca deve ser consumido durante o período menstrual, pois ele pode levar a hemorragias uterinas. Já em relação ao manuseio, é importante evitar a exposição ao Sol se sua pele teve contato com a bebida. Ela tem um efeito similar ao limão, em que os raios solares podem causar queimaduras na pele com o chá.

Como preparar e consumir o chá de arruda de forma segura?

Agora que você entende a importância dos cuidados com o chá de arruda, é preciso aprender a prepará-lo da maneira mais segura possível. O segredo está na proporção das folhas com a água, de forma que para cada xícara de chá, é preciso usar no máximo uma colher de café de arruda. Quanto ao consumo, é importante que as mulheres que procuram melhorar melhorar a sua menstruação consumam o chá antes de entrar no ciclo de fato.

Por fim, tendo em mente todas as propriedades e cuidados do chá, você já pode começar a prepará-lo em casa. No caso, o preparo não se diferente muito de outros chás. Basta colocar 2 folhas de arruda em um recipiente com água fervente, aguardar 15 minutos, e coar a água antes de se servir.

Leia mais: Chá para banho de assento: conheça as melhores opções para cuidar da região íntima

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação