Book Appointment Now
Chá de capim-limão ajuda a dormir melhor e até no tratamento de doenças; veja só
Também conhecido como capim-santo ou capim-cidreira, o capim-limão é uma erva nativa de regiões tropicais da Ásia, mas que acabou se popularizando no Brasil. Ademais, muita gente pensa que seus benefícios se resumem ao tratamento de infecções respiratórias. Entretanto, confira hoje no SaúdeLab todas as propriedades que essa erva pode oferecer à sua saúde.
De fato, o capim-limão possui muitos compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, responsáveis por auxiliar no tratamento de diversas doenças, como a candidíase e a gastrite, por exemplo. Todavia, existe uma forma correta de fazer o chá dessa erva e algumas contraindicações que devem ser observadas. Portanto, continue conosco e confira!
Conheça os benefícios do chá de capim-limão
De nome científico Cymbopogon citratus, o capim-limão é uma erva medicinal utilizada há séculos para o tratamento de diversas enfermidades, por ser rica em flavonoides e compostos fenólicos. Assim, confira agora tudo que você ganha a partir do consumo regular do chá e veja os 10 maiores benefícios da planta para a sua saúde!
Os 10 benefícios do chá de capim-limão
1. Atua como um potente analgésico
O capim-limão contém mirceno e citral, compostos bioativos com propriedades analgésicas. Assim, o chá da erva inibe dores de cabeça, musculares, dores no sistema gastrointestinal e reumatismos.
2. Auxilia no tratamento da candidíase
Sim, o chá de capim-limão realmente é eficaz no tratamento contra a candidíase. Isso ocorre pois a erva contém propriedades fungicidas que inibem o fungo Candida albicans, responsável pela candidíase vaginal e oral. Do mesmo modo, ele também age em outros tipos de contaminações por fungos, como micoses.
Nesse sentido, o chá de capim-limão deve ser utilizado como compressa nas regiões afetadas.
3. Combate a insônia
O citral, composto do capim-limão, possui ação sedativa, atuando no sistema nervoso central. Assim, ele é capaz de melhorar a qualidade do sono, combatendo também os sintomas relacionados ao estresse e ansiedade.
4. Cicatriza feridas
O chá de capim-limão também pode ser aplicado como compressa sob feridas, pois sua ação antimicrobiana auxilia na cicatrização destas.
5. Auxilia na perda de peso
O chá de capim-limão é um poderoso diurético, que elimina o excesso de líquidos corporais, ajudando no processo de perda de peso.
6. Combate a gastrite e problemas gastrointestinais
Os flavonoides e taninos presentes na composição do chá de capim-limão atuam neutralizando e diminuindo a acidez no estômago, o que auxilia nos processos de tratamento contra a gastrite e refluxos. Do mesmo modo, o capim-limão possui uma propriedade bactericida que combate o H. pilori, uma bactéria que vive no estômago e pode causar úlceras, gastrites e até câncer.
7. Controla a pressão arterial
As propriedades diuréticas do chá de capim-limão auxiliam na eliminação do excesso de sódio do organismo, contribuindo para o controle da pressão arterial. Além disso, suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias relaxam as artérias, promovendo uma melhor circulação sanguínea e diminuindo a pressão alta.
8. Previne doenças cardiovasculares
Os antioxidantes presentes no chá também impedem a oxidação das células de gordura, ajudando a diminuir os níveis de colesterol ruim do sangue e os triglicerídeos. Consequentemente, a bebida é eficaz na prevenção de doenças como derrame, infarto e aterosclerose. Todavia, pessoas que já fazem uso de medicação para pressão alta devem consultar um médico antes de iniciar o uso do chá.
9. Previne certos tipos de câncer
Os antioxidantes do capim-cidreira também atuam fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo o aparecimento de células cancerígenas em alguns órgãos do corpo.
10. Combate problemas bucais
O chá de capim-limão também oferece propriedades antissépticas e bactericidas, podendo ser utilizado no tratamento de problemas como mau hálito e gengivites.
Como fazer o chá de capim-limão
Ingredientes
- 1 colher de sopa de folhas de capim-limão picadas;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Adicione as folhas picadas de capim-limão na xícara com água já fervida e tampe o local. Aguarde cerca de 10 minutos, coe e beba em seguida.
Efeitos colaterais
Não foram observados efeitos colaterais com a ingestão do chá de capim-cidreira. Entretanto, se consumido em excesso, ele pode provocar desmaios, queda de pressão, tonturas, enjoo, fraqueza, sono e boca seca.
Quem não deve usar
O chá de capim-limão não é indicado para gestantes, lactantes, pessoas que já utilizam medicamentos para o controle da pressão arterial e pessoas que fazem uso de remédios calmantes.