Aprenda 03 chás caseiros para aliviar sintomas da gripe com muito sabor

Confira as melhores opções de chás para dar adeus aos sintomas da gripe!

O inverno é uma estação propícia para o surgimento de doenças como gripes e resfriados, devido à aglomeração que se costuma formar em ambientes fechados. Do mesmo modo, muitas pessoas também sofrem com problemas respiratórios por causa da umidade oriunda dessa temporada. Se esse é o seu caso, confira hoje no SaúdeLab 3 receitas infalíveis de chás caseiros para dar adeus aos sintomas da gripe!

Nesse sentido, é importante destacar que as receitas aqui apresentadas não substituem tratamentos médicos adequados. Assim, apesar da gripe ser um problema cujos sintomas desaparecem com certa rapidez, em casos recorrentes ou prolongados o ideal é que se consulte um médico especialista. Dito isso, veja agora a seleção de receitas que preparamos para você!

Os melhores chás caseiros para o tratamento dos sintomas da gripe

Algumas plantas medicinais oferecem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, calmantes e expectorantes, sendo ideais para utilização em receitas para o controle dos sintomas da gripe. Nesse caso, a junção de mais de uma delas ou a combinação com outras receitas oferece uma ação eficaz no sistema respiratório. Portanto, confira agora 3 receitas de chás imbatíveis!

gripe
O chá de gengibre, mel e limão é ideal para o combate aos sintomas da gripe. Confira a receita! Fonte: Canva.

Chá de gengibre, mel e limão

O gengibre oferece grandes propriedades antioxidantes, além de proporcionar efeito analgésico, antibacteriano e expectorante. Assim, tais efeitos podem ser potencializados pelo mel e limão, que também oferecem ação expectorante.

Dessa forma, essa é uma excelente receita para descongestionar as vias aéreas e aliviar a dor causada pela gripe nos pulmões. Do mesmo modo, a bebida também reduz a tosse e melhora a dor de garganta.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de gengibre fresco;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • Limão a gosto;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Ferva o gengibre junto da água por cerca de 10 minutos. Em seguida, retire do fogo, coe e acrescente o mel e limão. Beba o chá ainda morno, por cerca de 3 vezes ao dia.

Contraindicações

O chá de gengibre, mel e limão não pode ser tomado por pessoas que sofrem de pressão alta, irritações no estômago ou cálculo na vesícula. Do mesmo modo, também deve ser evitado por indivíduos que tomam medicamentos anticoagulantes.

Chás caseiros de alho, mel e limão

O alho é famoso por oferecer ação expectorante, facilitando o descongestionamento do sistema respiratório de maneira rápida e eficaz. Além disso, ele ainda é rico em vitamina C, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. Assim, junto com a ação do mel e do limão, ele combate os sintomas não só da gripe, mas de doenças como asma e bronquite.

Ingredientes

  • 3 dentes de alho;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • Limão a gosto;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Amasse os dentes de alho e coloque-os para ferver junto à água, por cerca de 5 minutos. Em seguida, retire do fogo e acrescente o mel e o limão. Por fim, beba o chá ainda morno, por cerca de 3 vezes ao dia.

Contraindicações

O chá de alho pode causar irritações em pessoas que apresentam problemas estomacais, como úlceras e gastrites. Além disso, ele deve ser evitado por indivíduos que possuem distúrbios hemorrágicos.

Chá de hortelã, laranja e mel

A hortelã apresenta propriedades anti-inflamatórias, além de possuir mentol, uma substância que atua como expectorante e descongestionante. Assim, aliada ao mel e à laranja, ela auxilia na cura dos sintomas de gripes, resfriados e infecções de garganta, além de ajudar na melhora da imunidade corporal, fortalecendo o organismo.

Ingredientes

  • 6 folhas de hortelã picadas;
  • Suco de meia laranja;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Ferva a água e coloque-a em um recipiente. Em seguida, adicione as folhas de hortelã, tampe o local e aguarde por 10 minutos. Por fim, acrescente o suco de laranja e o mel. Beba o chá ainda morno por 3 vezes ao dia.

Contraindicações

Os chás caseiros feito com as folhas de hortelã não deve ser consumido por gestantes, lactantes e crianças abaixo dos 5 anos de idade. Da mesma maneira, ele é contraindicado para indivíduos que sofrem de pedras ou inflamações na vesícula biliar, hérnia de hiato, pedras nos rins e refluxo.

Leia também: Chá De Louro Faz Bem Para O Estômago? Confira A Verdade E Entenda Os Benefícios

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação