Como evitar torcicolos e dores no pescoço ao dormir, de maneira descomplicada

Aprenda a se prevenir contra dores no pescoço, como a do torcicolo

A princípio, depois de algum esforço físico ou de permanecer muito tempo em uma posição desconfortável, costumamos sentir bastante dor em determinadas áreas. O torcicolo, por exemplo, é responsável por causar dores no pescoço bastante incômodas. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e aprenda a como evitar torcicolos e dores no pescoço ao dormir.

À primeira vista, pode parecer estranho pensar que dormir possa gerar dores. Porém, conforme fora dito, quando ficamos muito tempo em uma mesma posição desconfortável, o nosso corpo tende a sentir bastante dor. Ou seja, como ficamos parados por boa parte de nosso sono é comum sentir dor se você se deitar de mau jeito.

Qual a melhor posição para dormir para evitar o torcicolo?

Tendo em mente a influência do sono no torcicolo, é importante adotar o hábito de tentar dormir em uma boa posição. No caso, o ideal é sempre dormir de barriga para cima, pois isso deixa a coluna mais confortável. Por outro lado, se você está acostumado a dormir de lado ou de bruços, procure evitar travesseiros que sejam muito altos. Eles devem possuir, no máximo, de 10 a 15 centímetros de altura, para evitar que o pescoço se movimente demais.

O que fazer para aliviar as dores no pescoço ao dormir de mau jeito?

Se você já estiver com torcicolo, não precisa se preocupar com as dores no pescoço. Felizmente, existem diversas formas de aliviar o desconforto gerado. Uma delas é pressionando levemente a área afetada utilizando os seus polegares. Faça movimentos de pressão local durante 30 segundos e alie com respiração profunda e relaxante.

O mesmo vale para uma boa massagem, que deve ser feita com cuidado e utilizando óleos. Sob esse mesmo ponto de vista, os alongamentos e rotações também são bem-vindos, se feitos com cautela.

Entretanto, todos esses métodos são mecânicos, necessitando de movimentos cuidadosos para solucionar o problema. Como alternativa, é possível fazer uma compressa morna sob a região afetada, processo que deve durar cerca de 20 minutos.

Ademais, também existem medicamentos capazes de aliviar a tensão muscular causada, porém o ideal é que você consulte um profissional capacitado para isso.

Quanto tempo dura um torcicolo?

De antemão, não existe uma duração exata para o torcicolo. De maneira geral, essa condição costuma se estabelecer por cerca de 3 a 5 dias, havendo melhorias logo no primeiro dia. Com isso, se as dores no pescoço durarem por mais tempo, ou se você estiver apresentando outros sintomas além dela, é importante consultar um médico profissional.

Existe torcicolo emocional?

Por fim, por mais que o esforço físico e dormir de mal jeito sejam as principais causas do torcicolo, existem outros fatores que podem estar relacionados. Condições emocionais, como ansiedade, depressão e estresse muitas vezes se encontram associados as dores no pescoço. Portanto, fique atento a todas essas possibilidades e busque ajuda especializada para recuperar seu bem-estar.

Leia mais: Sono Sem Qualidade Mal Faz Mal Para O Coração, Veja 5 Dicas De Como Dormir Melhor

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação