Chá de Espinheira-Santa auxilia no tratamento da gastrite e muito mais; conheça

Nativa da região sul do Brasil, a Espinheira-Santa tem seu nome derivado justamente de seu efeito medicinal. Assim, ela é conhecida por proporcionar um ótimo tratamento para problemas gástricos, como acidez estomacal e úlceras. Todavia, seus benefícios vão muito além. Por isso, confira hoje no SaúdeLab tudo que a sua saúde pode ganhar com a ingestão do chá de espinheira-santa!

Ademais, é necessário salientar que o uso dessa planta medicinal deve ser prescrito e orientado por um médico especialista, já que o consumo inadequado provoca efeitos colaterais intensos. Além disso, existem contraindicações que devem ser observadas. Portanto, continue conosco e confira tais informações. Ademais, aprenda também a preparar o chá da forma correta!

Os benefícios do chá de espinheira-santa

De nome científico Maytenus ilicifolia, a espinheira-santa é um arbusto de porte grande, que pode chegar até 3 metros de altura. Suas folhas são ricas em taninos, triterpenos e flavonoides, que oferecem propriedades protetoras gástricas, cicatrizantes e anti-inflamatórias. Assim, confira agora como isso pode beneficiar a sua saúde!

O que a sua saúde ganha com a espinheira-santa

Melhora do sistema gastrointestinal

O chá de espinheira-santa ajuda a diminuir a acidez no estômago a atua como protetor gástrico, aliviando sintomas como dores ou sensação de queimação. Isso acontece devido aos taninos e aos polissacarídeos presentes em sua composição. Do mesmo modo, por conter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, a bebida também auxilia no tratamento de problemas como úlcera gástrica, gastrite, má digestão e azia.

Ademais, estudos preliminares feitos recentemente mostraram que a espinheira-santa produz o mesmo efeito da cimetidina, uma substância utilizada para o tratamento da acidez no estômago.

Proteção contra o H. pylori

O H. pylori é uma bactéria presente no estômago humano, que pode ocasionar problemas gastrointestinais como lesões e úlceras. Assim, devido à sua ação antibacteriana, o chá de espinheira-santa é eficaz no combate a esse agente.

Auxílio no funcionamento do intestino

O chá de espinheira-santa também exerce efeito laxante, melhorando o funcionamento do intestino. Assim, ele pode ser utilizado para o tratamento de casos de prisão de ventre, desde que estes sejam de parâmetros leves a moderados.

Chá de Espinheira-Santa
Chá de Espinheira-Santa auxilia no tratamento da gastrite e muito mais; conheça. Foto: Canva PRO

Combate a infecções bacterianas

A ação antibacteriana do chá de espinheira-santa também oferece outros benefícios. Dessa forma, alguns estudos comprovaram a sua eficácia no combate a bactérias como os Staphylococcus aureus, que causam infecções nos pulmões, pele e ossos e os Streptococcus sp., que originam infecções urinárias, nas gengivas e na pele.

Além disso, por conter substâncias como a maitenina e a friedelina, a bebida também atua no combate à Escherichia coli, famosa bactéria que causa grande parte dos casos de infecção urinária. Do mesmo modo, a planta também contém propriedades antifúngicas, que possuem efeito contra o fungo que causa a asperlogilose.

Ação diurética

O chá de espinheira-santa também proporciona ação diurética, ajudando a eliminar o excesso de líquidos do organismo. Assim, ele pode ser consumido, de acordo com prescrição médica, para tratamento de casos agudos de retenção de líquidos.

Efeito cicatrizante na pele

As folhas de espinheira-santa também são muito conhecidas pela sua ação cicatrizante e analgésica. Dessa forma, o chá pode ser feito e colocado na forma de emplastros sobre a pele, auxiliando em tratamentos de casos como acnes ou eczemas.

Auxílio no combate ao câncer

Alguns estudos preliminares apontaram que a espinheira-santa pode diminuir a proliferação de células cancerígenas em órgãos como mama, fígado e pulmão. Isso acontece pelo fato de a planta ser rica em triterpenoide pristimerina, substância que age destruindo células que sofrem mutação.

Como preparar o chá com as folhas da espinheira-santa

Ingredientes

  • 1 colher de chá de folhas secas e picadas de espinheira-santa;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Coloque a água em uma panela e acrescente as folhas de espinheira-santa, deixando a mistura ferver por cerca de 5 minutos. Em seguida, desligue o fogo, despeje o chá em um recipiente e tampe-o, aguardando por cerca de 15 minutos. Por fim, basta coar e beber. A ingestão indicada é de até 3 vezes ao dia. Além disso, o chá de espinheira-santa não deve ser consumido por mais de 6 meses.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais oriundos da ingestão do chá de espinheira-santa estão relacionados ao consumo excessivo. Nesse caso, a bebida pode provocar reações alérgicas, boca seca, alterações no paladar e náuseas.

Quem não pode tomar

O chá de espinheira-santa não é indicado para gestantes, lactantes, crianças com menos de 12 anos de idade e pessoas que tenham alergia à espinheira-santa.

Veja também: Chá de Valeriana: conheça a bebida perfeita para quem deseja relaxar e muito mais

Compartilhe seu amor
Elizandra Civalsci Costa
Elizandra Civalsci Costa

Farmacêutica (CRF MT n° 3490) pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Farmácia Hospitalar e Oncologia pelo Hospital Erasto Gaertner. - Curitiba PR. Possui curso em Revisão de Conteúdo para Web pela Rock Content University e Fact Checker pela poynter.org. Contato (65) 99813-4203

Artigos: 1028