Chá de Noz Moscada: conheça 5 benefícios inacreditáveis para a sua saúde

A princípio, a noz moscada é um ingrediente bastante versátil na cozinha, e que muitas vezes é consumida in natura.

Contudo, poucas pessoas sabem que ela pode ser aproveitada para fazer um chá que, além de saboroso, possui propriedades muito interessantes para a nossa saúde. Sendo assim, o SaúdeLab vai te apresentar os benefícios e malefícios do chá de noz moscada.

De antemão, muitos dos benefícios que um chá oferece também podem ser obtidos ao consumir o ingrediente principal ainda in natura.

O mesmo vale para a noz moscada, que se for comida normalmente, pode ser benéfica para a saúde. Entretanto, ao usá-la para fazer chá, além de você estar se hidratando, o sabor acaba sendo diferente, e ainda pode ser incrementado com ingredientes como mel ou canela.

Principais benefícios do chá de noz moscada

Melhora a qualidade do sono: se você sofre de insônia ou ansiedade, o chá de noz moscada é uma boa escolha para amenizar esses problemas. Ele possui uma ação calmante muito efetiva no combate dessas condições, e na promoção de um sono melhor regulado.

Combate problemas digestórios: novamente, a ação calmante do chá promove também o relaxamento do intestino e músculos envolvidos na digestão. Consequentemente, diversos problemas digestórios, e até mesmo cólicas menstruais, podem ser amenizados com a bebida.

Ameniza dores: tanto a ação calmante quanto o eugenol presentes no chá são aliados para combater diversos tipos de dores, especialmente a dor de dente.

Trata a congestão nasal e tosse: o chá de noz moscada também é conhecido por ajudar na respiração, especificamente no tratamento de asmas, resfriados, congestões e tosses.

Promove uma boa saúde da pele: o chá possui propriedades tanto antioxidantes quanto anti-inflamatórias. Isso permite que ele possa combater o envelhecimento precoce e acne. No caso, isso ocorre através da eliminação de radicais livres e redução de efeitos inflamatórios da pele, respectivamente.

Leia também: Benefícios da Noz Moscada: conheça as maravilhas deste tempero

O chá deve ser consumido com muito cuidado e moderação

De maneira geral, todo alimento precisa ser consumido de maneira moderada para evitar problemas para a saúde. Contudo, no caso do chá de noz moscada, é preciso redobrar a atenção nesse aspecto.

O excesso dessa noz a problemas graves, como vômito, náusea, aceleração dos batimentos, desorientação e até mesmo efeitos alucinógenos. Portanto, procure ter muito cuidado ao tomar esse chá, e consulte um médico profissional antes de começar a incluir ele no seu dia a dia.

Como preparar o chá de noz moscada corretamente?

Tendo em mente as propriedades do chá de noz moscada, agora só resta aprender a como fazer ele em casa. Felizmente, o preparo não se difere muito do de outros chás.

Basta utilizar 500ml de água para cada colher de chá de noz moscada. Dito isso, veja a seguir o modo de preparo:

Comece ralando bem a noz moscada assim que você se organizar para o preparo.

Feito isso, coloque água para ferver em uma panela sob o fogo.

Quando a água levantar fervura, coloque a noz ralada e desligue o fogo.

Aguarde cerca de 5 minutos para fazer a infusão da noz.

Por fim, resta apenas coar a bebida e se servir. Caso queira, você pode adicionar um pouco de mel.

Leia mais: Cuidados Essenciais com Chás Medicinais: da compra até o consumo

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915