Chá para dormir melhor durante a noite: conheça 6 opções incríveis e poderosas

Alguns chás podem ser grandes aliados para melhorar a qualidade do seu sono

A princípio, dormir é uma das necessidades básicas do nosso corpo. Ou seja, não somos capazes de sobreviver, e muito menos ter qualidade de vida, se não dormirmos quando precisamos. Entretanto, muitas pessoas tem dificuldades na hora de dormir, e precisam recorrer para algum tipo de solução. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te apresentar as melhores opções de chá para dormir melhor durante a noite.

Dependendo das condições, pessoas que tem problemas de sono costumam utilizar medicamentos para se ajudarem. Estes por sua vez podem ser bastante pesados, de forma que eles passam a ser prejudiciais para a saúde de outras maneiras. Portanto, ao optar por chás para dormir melhor você evita o uso de substâncias mais agressivas, e aproveita os benefícios que os chás oferecem.

A importância do sono para a saúde

Primeiramente, antes de falar sobre os chás para dormir, é importante compreender melhor a importância do sono para o organismo. Conforme fora dito, ele é uma de nossas necessidades básicas. O sono é essencial para garantir uma boa concentração, memória, humor, cognição e até mesmo autoestima. Ademais, ele também ajudar a regular o nosso peso, fome, pressão arterial, índice glicêmico e anticorpos.

Sob esse ponto de vista, quando não conseguimos garantir o nosso sono e a qualidade dele, ficamos sujeitos a alguns problemas de saúde, especialmente problemas psicológicos e cognitivos. Entretanto, a falta de um sono regulado favorecer complicações como pressão alta, dores de cabeça, queda de libido, problemas cardíacos, AVCs, disfunção erétil e diabetes.

Continue a leitura: Quer dormir bem? Então não coma esses 10 alimentos

Opções de chá para dormir melhor a noite

Maracujá

Feito a partir das folhas da fruta, o chá de maracujá ou passiflora não só melhora a qualidade do sono, como também pode ser utilizado para induzi-lo. Ou seja, ele é muito proveitoso tanto para quem tem dificuldade em pegar no sono, quanto para quem acorda muito a noite ou dorme de mal jeito.

Cidreira-de-árvore:

Além de poder combater os sintomas de resfriados e gripes, o chá de cidreira-de-árvore também exerce funções sedativas e calmantes no organismo, essenciais para garantir o sono.

Equinácea

Esse chá é muito empregado pelos seus benefícios para o sistema imunológico, porém também pode ser útil para quem busca uma boa noite de sono.

Camomila

Quando se trata de propriedades calmantes, o chá de camomila é provavelmente o mais conhecido. Seu consumo é muito antigo e amplo, sendo muito empregado para garantir um bom sono e descanso.

Capim-cidreira

As propriedades calmantes desse chá favorecem o sono e pode ajudar quem sofre de nervosismo. Ademais, ele também tem um efeito analgésico, que pode inclusivo combater as dores de cólicas, as quais muitas vezes pioram a qualidade do sono.

Mulungu

O chá de mulungu é perfeito para quem desejar um calmante natural para dormir melhor. Além de auxiliar no sono, o mulungo ajuda no tratamento da depressão e ansiedade com opções benefícios terapêuticos.

Se você tiver com dificuldades em dormir, procure o atendimento médico

Um pessoa pode estar com uma má qualidade de sono por vários motivos. Diversos hábitos de vida e doenças contribuem para que esse problema seja recorrente. A apneia do sono, por exemplo, é uma das condições mais comuns entre as pessoas que sofrem com isso durante a noite. Portanto, tão importante quanto incluir os chás para dormir na sua rotina, é procurar o atendimento médico especializado para que você tenha acesso às abordagens que você realmente necessita.

Leia mais: Remédio para ansiedade: 8 opções que não precisam de prescrição médica

Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:

  • Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
  • Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
  • Auxilia no controle do apetite;
  • Contribui para a boa memorização.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação