Chá para refluxo: confira as 7 opções mais indicadas como alternativas

Fique por dentro de chás que podem ser grandes aliados contra o refluxo

A princípio, cada tipo de chá possui propriedades específicas, de forma que eles oferecem benefícios diferentes. Alguns funcionam como calmantes, outros possuem ação antioxidantes. Sob esse ponto de vista, também é possível encontrar aqueles que podem tratar condições de saúde, como os chás para refluxo. Se você sofre com esse problema, venha com o SaúdeLab e confira 7 opções mais indicadas de chás para refluxo.

Apesar de não ser um problema grave de saúde por si só, o refluxo pode ser algo bastante incômodo e debilitante. Muitas pessoas sofrem com ele frequentemente, o que prejudica bastante a qualidade de vida. Geralmente, é necessário apelar para o uso de medicamentos. Porém os chás para refluxo podem ser grandes aliados para amenizar esse problema.

Principais causas e sintomas do refluxo

De maneira geral, o refluxo pode ser definido por um fenômeno em que o suco gástrico e conteúdo do estômago entram em contato com o esôfago. No caso, se trata de um problema relacionado com o esfíncter que controla a passagem dos alimentos para o estômago. Quando ele não cumpre sua função corretamente, ele passa a permitir que o suco gástrico retorne nesse caminho e entre em contato com o esôfago, causando irritações nele.

Em relação aos sintomas, o refluxo costuma causar dor no torso, similar a dor de infarto, sensação de queimação na boca do estômago até a garganta e tosse seca. Já as causas estão ligadas à fragilidade, fraqueza ou alteração do esfíncter e músculos presentes na região afetada. O consumo de alimentos ácidos, bebidas gasosas e outras, aumentam o risco de refluxo, bem como a obesidade e consumo de refeições grandes antes de se deitar.

Leia também: O que causa refluxo? Veja onde você está errando!

Como o refluxo é tratado geralmente?

Dependendo do caso de refluxo, é possível realizar uma abordagem clínica, que depende de medicamentos para melhorar a motilidade do esôfago, ou reduzir a produção de ácidos no estômago. Entretanto, também pode ser necessário realizar uma intervenção cirúrgica. Portanto, se você sofre com essa condição, é importante tentar mudar seus hábitos de vida, evitar certos alimentos e incluir o chá para refluxo na sua rotina.

Melhores tipos de chá para refluxo

Guaçatonga

Essa talvez seja uma das melhores opções de chás para refluxo, visto que ele é capaz de combater a sensação de queimação, bem como as feridas causadas por ela, sem precisar reduzir a acidez do estômago, importante para a digestão dos alimentos.

Gengibre

Além de ter uma ação anti-inflamatória, o chá de gengibre combate ativamente a azia, causada pelo refluxo, e gases intestinais.

Boldo

Por incrível que pareça, o chá de boldo oferece benefícios para a digestão, que podem ser bem vantajosos para combater o refluxo.

Alecrim

No combate contra o refluxo, o chá de alecrim tem uma ação similar à do gengibre, porém tem maior eficiência no controle da produção de ácidos e melhorias no processo digestivo.

Espinheira-santa

Apesar de já ser muito conhecido pelos seus benefícios para a saúde, poucos sabem que o chá de espinheira-santa também pode ajudar a combater o refluxo.

Erva doce

O ideal é que esse chá seja consumido após refeições, pois ele melhora a digestão. Dessa forma, é possível prevenir e combater o refluxo.

Hortelã

Assim como o de erva-doce, o chá de hortelã também melhora a digestão. Porém ele também reduz a sensação de vômito e náusea, e ainda acalma o intestino.

Chá para refluxo não cura a causa do problema

Os problemas estomacais, geralmente, são causados por uma alimentação inadequada e alguns exageros. Portanto, procure um médico e siga suas orientações corretamente.

Leia mais: Chá para ansiedade: confira 7 opções que podem te ajudar nas crises

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação