Book Appointment Now
Comer comida fria faz mal? Entenda agora como funciona no organismo
Sem dúvidas, existem muitos pratos saborosos, sejam eles salgados ou doces, que são normalmente servidos frios. Os restaurantes de comida japonesa, por exemplo, servem sushis e peixes frios. Apesar disso, algumas pessoas ficam receosas quanto ao consumo desse tipo de alimento. Portanto o SaúdeLab vai ensinar se é verdade que comer comida fria faz mal, e quais cuidados é preciso ter.
A princípio, não dá pra negar que o receio em comer algumas comidas frias tem influência da nossa cultura. Afinal, a grande maioria dos brasileiros está acostumada a fazer refeições quentes no dia a dia. Mas na realidade, a temperatura dos alimentos realmente influencia muito no quão seguros eles são para o nosso consumo. Então questionar se uma comer comida fria faz mal pode ser importante em alguns casos.
A refrigeração é o que garante a conservação
Se o seu receio com comidas frias é de que elas estragam com facilidade, então pode ficar tranquilo. São justamente as baixas temperaturas que mantém a comida conservada por mais tempo. Se um alimento permanece exposto ao calor, ou até mesmo sob temperatura ambiente, a contaminação por microrganismos é favorecida. Portanto, nesse aspecto, há menos riscos em comer uma comida gelada do que uma quente.
Obviamente que isso não significa que as comidas quentes podem ser prejudiciais. Altas temperaturas também são boas para impedir a contaminação. Ou seja, se você almoçar ou jantar logo após preparar a comida, você muito provavelmente não corre risco nenhum. Os problemas só começam a surgir nesse caso quando você enrola demais para comer e não armazenada a comida, pois ela passa a ficar em temperatura ambiente e exposta a microrganismos.
Leia mais: Comer gelatina vencida faz mal ou não? Descubra agora seus efeitos
E comer comida fria faz mal de alguma forma?
Sabendo que baixas temperaturas ajudam a conservar comida, restam dois principais motivos pelos quais as pessoas costumam pensar que comer comida fria faz mal. Um deles é de que a temperatura pode ser prejudicial para a garganta, especialmente quem está com ela inflamada, ou passando por uma gripe. Geralmente isso é aplicado para comidas muito geladas, como sorvetes e picolés, mas na prática é apenas um mito.
Já o segundo motivo é, novamente, a contaminação. Pratos como ceviche, suhis, sashimis e alguns frutos dor mar, que são servidos frios, são um pouco suscetíveis à ação de microrganismos. Entretanto, o que contribui para isso não é a baixa temperatura, e sim o mal armazenamento, que deixa de garantir ela, e o fato de que esses alimentos utilizam carnes cruas. Portanto, se for de boa procedência, comer comida fria não faz mal para a saúde.
Comidas quentes e frias costumam ser igualmente seguras
Agora que você sabe melhor como a temperatura afeta os alimentos, fica claro que que comidas frias não são problemáticas para a nossa saúde, assim como as comidas quentes. O que realmente influencia na segurança de um alimento é a conservação e qualidades dele. Tanto os pratos frios quanto os pratos quentes podem fazer mal se os ingredientes não tiverem sido bem armazenados, ou se forem de uma procedência ruim
Leia mais: Gel de Carboidrato: O que é, quais seus benefícios e quem deve usar