Book Appointment Now
Como aferir Pressão Arterial corretamente?
Com a popularização dos medidores de pressão, é cada vez mais importante saber como aferir pressão arterial de forma precisa. Seguir o procedimento de forma correta em casa pode ser fundamental para prevenir complicações mais graves, já que permite controlar os avanços da hipertensão ou a descida da tensão arterial.
Neste artigo vamos lhe dar todas as dicas para que essa aferição(medir a pressão) seja confiável. Independente de qual seja o seu aparelho medidor, você não terá mais dúvidas ao manuseá-lo.
O que é preciso saber sobre aferir a pressão arterial
A princípio, existem diversas formas de medir a pressão. E isso pode ser feito de modo manual, com um estetoscópio e esfigmomanômetro. Já se quiser usar um aparelho digital, ele pode ser acoplado ao braço ou ao pulso. Eles estão cada vez mais acessíveis em lojas especializadas, em farmácias e mesmo em supermercados.
Mas atenção, o cuidado que é preciso ter é jamais apelar para técnicas não oficialmente recomendadas pelos órgãos de saúde. Isso porque há quem acredite, por exemplo, que dá para aferir pressão usando os dedos ou relógios de pulso. Isso é um erro, visto que dessa maneira é possível obter apenas a frequência cardíaca, e quase sempre de forma errônea.
Mas digamos que, você optou por comprar um medidor de pressão digital. Você sabe utilizá-lo? Confira como aferir pressão arterial usando esse tipo de aparelho.
Como aferir pressão arterial: valores ideais para cada idade
Os valores variam para cada faixa etária. No caso de crianças leva-se em consideração idade e altura. Já nos adolescentes e adultos com boas condições de saúde é 120 x 80 mmHg. Mas para gestantes, os valores aceitáveis podem variam de acordo com a idade gestacional.
Tendo isso em vista, saiba que medir a pressão arterial é mais simples do que você imagina. Contudo exigem alguns cuidados essenciais que descreveremos logo abaixo.
A que horas se deve medir a tensão arterial?
Pois bem, para medir a pressão, o melhor horário é logo ao acordar, de manhã e em jejum. Assim, não tome qualquer remédio. Isso é muito importante, pois medicamentos sempre alteram a pressão arterial, assim como os exercícios físicos.
Por isso é extremamente importante estar em absoluto repouso. Convém, ainda, urinar e voltar para o estado de repouso, esperando pelo menos cinco minutos.
Se você toma medicamentos para a hipertensão e não consegue aferir nessa condição ideal supracitada, meça antes de beber o remédio. Se precisar aferir durante o dia, use sempre a tática descrita acima: urine e repouse antes da medição.
Isso fará com que a tensão estabilize e os resultados sejam credíveis. Ao iniciar o procedimento, tenha certeza de que o seu corpo está repousado, que o seu batimento é de uma pessoa relaxada, e permaneça sentado.
Dê preferência ao braço esquerdo sempre que possível. Mesmo que utilize um aferidor digital, não fale e não se mexa durante a verificação.
Como medir pressão arterial com aparelho digital?
Esse tipo de aparelho vem com uma braçadeira. Ela precisa ser adequada à grossura do braço. O ideal é não ficar larga, nem apertada. O braço de quem terá sua pressão aferida precisa estar apoiado em uma superfície, ficando sempre ao nível do coração.
A braçadeira precisa ser colocada 3 centímetros acima da dobra do braço. Aperte de maneira que o fio do fique por cima do braço e não por baixo. O cotovelo deve sempre estar sobre uma superfície dura, enquanto a palma da mão fica aberta para cima.
Caso o seu aparelho seja acompanhado com uma bomba, será preciso enchê-la. Faça isso com calma e aguarde os valores finais no visor.
Aferir pressão arterial: qual o melhor braço, direito ou esquerdo?
De acordo com os médicos, há sim uma diferença de um braço para o outro em termos de pressão arterial. Contudo, é bom que a medição ocorra sempre no mesmo braço. Escolha um e siga sempre medindo nesse e não esqueça de anotar os valores.
O que deve ser evitado sempre é a medição no pulso usando apenas os dedos. Há vários aparelhos super modernos que aferem a pressão no pulso e não pelo braço. O problema é que o pulso precisa estar na mesma altura do coração. Nesse caso quase sempre é difícil achar uma posição que contemple esse requisito.
Quanto aos dedos, evite utilizados, pois você pode se confundir. E mesmo que dê para sentir as batidas do coração com eles, o ideal é utilizar o estetoscópio para ouvir os batimentos cardíacos de forma precisa.
Passo a passo para verificação manual
Se preferir usar aparelho manual e estetoscópio, lembre das orientações anteriores e siga o passo a passo abaixo:
1. Primeiramente, a pessoa deve estar sentada e com os pés no chão, deixando as costas retas e bem apoiadas. Mantenha o braço esticado e apoiado em local plano e na mesma altura do coração.
2. Após isso, coloque a braçadeira do medidor de pressão a pelo menos 2 ou 3 centímetros acima do cotovelo, apertando-a bem. Um leve desconforto é normal. O fio da braçadeira deve ficar por cima do membro. Em seguida, Sinta a pulsação arterial braquial na dobra do braço e coloque o estetoscópio.
3. Feche a válvula da bomba com cuidado, coloque o estetoscópio nos ouvidos e comece a bombear a válvula até o som desaparecer. Você deixará de ouvir sons no estetoscópio por alguns segundos;
4. Nesse momento, abra a válvula lentamente e gentilmente, sem tirar os olhos do manômetro;
5. Ao ouvir o primeiro som de batimento, deverá registar a pressão indicada no manômetro, pois é o primeiro valor da pressão arterial, chamada de sistólica (ou máxima para os leigos);
6. E quando parar de ouvir sons, registre o segundo número que aparecer no manômetro, pois é o segundo valor da pressão arterial , essa é a diastólica (ou mínima);
7. Junte os dois valores. Por exemplo, se o primeiro número foi 100 mmHg e o segundo 60 mmHg, a pressão arterial é de 100 por 60 ou 10 por 6, como se diz no senso comum.