Como armazenar presunto e mussarela corretamente? Aprenda e evite o desperdício

De antemão, o armazenamento dos alimentos é indispensável para a conservação dos mesmos. Mas esse armazenamento pode variar muito para cada tipo de comida. Algumas delas, como é o caso do presunto e mussarela, podem estragar com bastante facilidade. Sendo assim, para que você não sofra com esse problemas, o SaúdeLab vai te ensinar como armazenar presunto e mussarela corretamente. 

A princípio, manter os alimentos conservados é muito importante para evitar o desperdício deles, o que é especialmente necessário para sobras das refeições. Frios como o presunto e mussarela, por exemplo, costumam sobrar bastante depois de lanches ou ao fazer tábuas de frios. Logo, por perecerem com facilidades, é preciso saber como armazenar e conservar eles depois de usá-los.

O que é necessário saber antes de armazenar presunto e mussarela?

De maneira geral, existem 3 principais fatores que contribuem para que o presunto estrague com maior facilidade. Estes são a umidade, exposição e temperatura. Se o alimento permanecer em um local muito úmido, em exposição ao ambiente quente, ele irá estragar com muito mais facilidade. Consequentemente, para conservar o presunto por mais tempo, é necessário isolar ele desses fatores.

Leia mais: Como saber se a geladeira está boa para conservar alimentos sem erros

Como armazenar o presunto?

Sob esse ponto de vista, o melhor lugar para armazenar o presunto é a geladeira. Entretanto, para combater a umidade, utilize um pote forrado com papel toalha, que será responsável por absorver a umidade. Nele, você deve enrolar as fatias de presunto e dispor elas lado a lado, pois caso você deixe elas sobrepostas, a umidade será maior. Feito isso, feche bem o pote com uma tampa, e leve para a geladeira.

E a mussarela? Como fazer para armazená-la?

À primeira vista, o armazenamento da mussarela é similar ao do presunto. Ela também estraga muito mais facilmente se estiver em temperatura ambiente e em contato com muita umidade. Ademais, laticínios no geral possuem uma durabilidade um pouco menor que outros tipos de alimentos, necessitando de ainda mais cuidado e atenção no processo de conservação.

Dito isso, para conservar a mussarela, seja ela fatiada ou em peça, é necessário secar bem ela com papel toalha. Se você tiver uma peça de mussarela em mãos, comece cortando ela em pedaços, com grossura de aproximadamente 5 centímetros. Depois de secar os pedaços de mussarela, enrole eles em papel toalha e, em seguida, no plástico filme. Por fim, coloque os pedaços em um pote e leve para a geladeira, na primeira prateleira de preferência.

É possível congelar o presunto e mussarela?

Por fim, se você pretende guardar as sobras de presunto e mussarela por muito tempo, a melhor opção acaba sendo o congelador. Contudo, é necessário alguns cuidados para congelar corretamente. No caso da mussarela, ao invés de enrolar no papel toalha, basta enrolar ela bem com plástico filme. Feito isso, ela já pode ser colocada congelador, onde ela pode durar cerca de 3 meses.

Por outro lado, o armazenamento do presunto no congelador é um pouco diferente. Se você tiver comprado ele em peça, basta colocar ele em uma sacola, própria para culinária, tirar o excesso de ar e levar para o congelador. Mas se o seu presunto estiver fatiado, é preciso utilizar uma sacola dessas para cada fatia. Para isso, corte uma sacola, adicione a fatia, e coloque outra sacola cortada por cima dela, de forma a repetir o processo até acabar as fatias. No final, coloque tudo dentro de mais uma sacola e, novamente, remova o excesso de ar para levar ao congelador.

Leia mais: Feijão cozido dura quanto tempo na geladeira? Evite riscos e contaminação

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915