Feijão cozido dura quanto tempo na geladeira? Evite riscos e contaminação

Aprenda a conservar esse alimento sem riscos para a saúde

Sem dúvidas, o feijão cozido é uma das bases da alimentação dos brasileiros, marcando presença no prato de inúmeras pessoas. Contudo, quando ele sobra em casa, muitos têm dificuldade de fazer o armazenamento correto, o que pode comprometer com a durabilidade do alimento. Para esses casos, o SaúdeLab vai ensinar quanto tempo o feijão cozido dura na geladeira, e se é preciso congelar.

A princípio, o armazenamento dos alimentos é um fator crítico para que ele consiga durar por mais tempo, sem perder a sua integridade. Porém, a forma de armazenar varia de alimento para alimento, e quando se trata de uma comida que recebeu algum tipo de preparo, como o feijão cozido, é preciso ter alguns cuidados importantes.

O feijão precisa ir para geladeira ou congelador?

Tanto a geladeira quanto o congelador podem ser utilizados para guardar o feijão cozido. Isso vai depender do tempo em que você pretender mantê-lo armazenado. No caso, o se você irá consumir o feijão nos próximos dias, ele pode ficar na geladeira sem problemas. Porém, caso você queira que ele dure por mais tempo, o ideal é que ele fique no congelador, onde sua durabilidade pode aumentar para até 3 meses.

Guardar o feijão na geladeira tem a vantagem de que, quando você for consumir, basta esquentá-lo normalmente. Já no congelador, ele obviamente precisa ser descongelado, e para isso é preciso deixá-lo na geladeira um dia antes do consumo. Ademais, também existem cuidados importantes para congelar corretamente. Ou seja, existe diferenças tanto na praticidade quanto na eficiência da conservação.

Leia mais: NÃO PODE! Veja 10 alimentos que se não devem congelar

Em que tipo de recipiente ele precisa ser armazenado?

Antes de mais nada, o primeiro passo para um bom armazenamento são os recipientes. Existem diversas opções, e por incrível que pareça, eles podem fazer uma grande diferença no processo. A melhor alternativa são potes de vidro, especialmente os de vedação reforçada. Contudo, se você pretende congelar e usar congelado, evite potes de vidro com a saída mais fina que o fundo, pois isso pode atrapalhar na hora de tirar.

Outra opção são os potes de plástico comuns, porém existem ressalvas importantes nesse caso. Uma delas é que o plástico é capaz de absorver o odor do feijão, de forma que, se você usar um pote para essa finalidade, o ideal é que ele fique reservado apenas para função. Outro problema é o tipo de plástico, especificamente o tipo 7, que pode fazer com que o alimento ganhe uma certa toxicidade, e, portanto, deve ser completamente evitado.

Como congelar o feijão cozido da maneira certa?

Conforme fora dito, congelar o feijão cozido e guardá-lo na geladeira são processos com praticidades diferentes, de forma que o congelamento precisa de alguns cuidados importantes. Afinal, são esses tipos de detalhes que vão garantir que congelador consiga manter o feijão em bom estado por meses.

Um dos cuidados essenciais é guardar o feijão cozido com um pouco do caldo, e não apenas os grãos. Isso é necessário tanto para conservação quanto para o próprio sabor. Ao mesmo tempo, é preciso se atentar para não encher demais o pote, pois o caldo tende a expandir, e se o recipiente estiver cheio, pode não dar certo.

Leia mais: Pode congelar queijo? Descubra a verdade e elimine suas dúvidas

Como CONGELAR FEIJÃO COZIDO? Confira o passo a passo agora mesmo

Aprenda mais com esse vídeo exclusivo para você conseguir ter feijão sempre que quiser, de forma segura e saudável. Passo a passo para não fazer errado. Clica aqui e aproveite as dicas!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação