Book Appointment Now
Como cuidar de um piercing no umbigo para evitar infecções? Aprenda agora mesmo
As tatuagens e piercings vêm ganhado adeptos de todas as idades, cada vez mais. De fato, essa estética é muito atrativa e diferente do usual, porém requer cuidados muito importantes, especialmente no caso de piercings em regiões como a do umbigo. Logo, dúvidas de como cuidar surgem e estamos aqui para te ajudar. Portanto, o SaúdeLab vai te ensinar a como cuidar de um piercing no umbigo para evitar infecções e outros problemas de saúde.
A princípio, por serem procedimentos que causam furos na pele, as tatuagens e os piercings passam por um processo de cicatrização delicado. E no caso de um piercing no umbigo, depois de colocado ele precisa receber um tratamento especial por determinado tempo. Logo, é preciso ficar atento(a) e evitar complicações cicatriciais.
Limpeza do piercing no umbigo
Em primeiro lugar, a limpeza do piercing é um dos principais fatores que ajudam a evitar possíveis infecções. Ademais, a limpeza também irá auxiliar no processo de cicatrização. Felizmente, para realizar a tarefa, os ingredientes necessários podem ser encontrados facilmente.
Estes são:
- um vasilhame pequeno bem limpo ou mesmo um copo descartável;
- bola de algodão ou gazes;
- sal marinho ( 01 colher de chá) em 100 ml de água filtrada e/ou fervida. Lembrando que a higiene das mão é essencial para a limpeza, a qual precisa ser feita 3 vezes por dia.
Como fazer?
Primeiramente, passe as gazes com água morna para tirar excessos de secreção que estiver por cima. Depois, misture uma colher de chá do sal em um copo de água quente. Quando a mistura estiver pronta, umedeça bem as gases e faça compressas por 10 minutos e depois seque bem o local.
Se estiver com crostas ou sujeiras mais difíceis, não force a retirada, pois isso pode causar sangramento e atrapalhar a cicatrização; basta trocar as gases umedecidas 2 ou 3X. Em seguida é só secar bem com gaze limpa.
Já no momento do banho diário lave o local com cuidado e use sabonete neutro. Faça movimentos suaves ao redor e retire o excesso das secreções. Finalize secando com toalha limpa e exclusiva para a área do percing.
Formas de ajudar na cicatrização
Para que o piercing no umbigo fique devidamente seguro, é preciso esperar pela cicatrização dele. Logo, para favorecer a cicatrização, é preciso evitar o uso de alguns produtos. Dentre eles: cremes, sabonetes abrasivos ou formas de bronzeamento artificial, por exemplo, precisam ser abolidos no começo, visto que esses itens prejudicam o processo de cicatricial do organismo.
Nesse sentido, tomar sol (praia ou piscina), dormir de barriga para baixo e ficar mexendo no piercing do umbigo, estão suspensos por um período. Contudo, saiba que essas regras só precisam ser respeitadas enquanto o processo de cicatrização ainda estiver em andamento. Siga as instruções do profissional que lhe atendeu.
Outros cuidados importantes
Além dos cuidados que foram citados anteriormente, ainda existem outras formas de cuidar do seu piercing. Uma delas é evitando usar roupas que seja muito apertadas ou justas, para que não haja fricção na região escolhida para fixá-lo. Logo, opte por usar roupas que sejam confortáveis. E se necessário, cubra-o com curativos, assim o local fica mais protegido e evita acidentes com a peça fixada.
Por fim, se você notar alguma reação no seu corpo, não se preocupe, pois dependendo do caso é uma condição normal. No primeiro dia, por exemplo, pode haver pequenos sangramentos. Já nos dias seguintes, é comum sentir coceiras, dores e inchaços. Porém, com a medicação e cuidados corretos, não tem com o que se preocupar. Mas se perceber secreções com pus, febre ou calafrios busque ajuda médica o quanto antes.