Como dar entrada no auxílio maternidade pela internet: passo a passo simples e sem mistério

Como dar entrada no auxílio maternidade pela internet? Este é um direito das mulheres gestantes ou que estão em processo de adoção. Ele garante o afastamento do trabalho e o recebimento de uma renda mensal, a fim de garantir o sustento familiar e a adaptação do novo membro da família. O benefício se volta tanto a empregadas urbanas quanto rurais. Além disso, em alguns casos desempregadas também podem recebê-lo. Veja como funcionam as regras do benefício e como solicitá-lo sem sair de casa, aqui no SaúdeLab.

Quem tem direito a dar entrada no auxílio maternidade pela internet?

Primeiramente, esse é um direito das seguradas do INSS. Isto é, das mulheres que contribuem mensalmente com a Previdência Social. Além disso, desempregadas que estejam no período de graça da Previdência Social também podem usá-lo.

O período é de 12 meses após a suspensão dos recolhimentos ao INSS para quem contribuiu com ele por 10 anos. Já quem contribuiu por mais de 10 anos permanece gratuitamente como segurada por 24 meses.

Além disso, para dar entrada no auxílio maternidade pela internet a mulher deve estar grávida ou, então, em processo de adoção de uma criança. Em ambos os casos o benefício é de pelo melos 120 dias (4 meses).

Aliás, em alguns casos homens também podem receber o benefício. Este é o caso da adoção, quando apenas um dos responsáveis pela criança poderá solicitar o afastamento e o auxílio, mas não há obrigatoriedade de que seja a mãe.

Continue a leitura: Como pedir prorrogação do auxílio doença? Aprenda o passo a passo sem erros

Como dar entrada no auxílio maternidade pela internet?

A solicitação do benefício ocorre pela internet. Contudo, mulheres que possuem vínculo de emprego não precisam se preocupar em fazê-la, pois isso cabe à empresa empregadora.

Por outro lado, contribuintes individuais e facultativas, assim como desempregadas no período de graça do INSS, devem fazer o pedido por elas mesmas. Veja o passo a passo:

  • Em primeiro lugar, acesse o aplicativo ou portal Meu INSS e faça login com CPF e senha;
  • Logo depois, clique em “Novo Pedido” e na lupa de pesquisa digite “maternidade”. Clique no benefício correspondente;
  • Depois, preencha os campos com informações, anexe os documentos necessários e dê entrada no auxílio maternidade pela internet.

É possível acompanhar o resultado da solicitação pelo Meu INSS, também. Basta fazer login e clicar em “Consultar pedidos”.

Qual é o valor do auxílio maternidade?

Quem está com um vínculo de emprego ativo receberá o mesmo valor de sua remuneração empregatícia. Por outro lado, mulheres desempregadas recebem, ao dar entrada no auxílio maternidade na internet, apenas um salário mínimo, atualmente R$ 1.302.

Quem tem direito a 180 dias de auxílio maternidade?

Podem estender o período de afastamento e recebimento de benefício do INSS as mulheres cujos empregadores estejam inscritos no Empresa Cidadã. Neste caso, o afastamento será de 6 meses, e não 4.

Leia mais: Quem tem fibromialgia pode se aposentar por invalidez? Descubra!

Compartilhe seu amor
Ana Cristina Follmann
Ana Cristina Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, produtora de conteúdo desde 2018.

Artigos: 75