Como evitar a micose nas unhas (das mãos e pés)? Veja 5 cuidados indispensáveis

A primeira vista, fazer as unhas das mãos e dos pés pode parecer uma atividade simples. Contudo, até as unhas são sujeitas a problemas de saúde. Um dos mais comuns é a micose, um fungo que pode ser transmitido de maneiras diversas. Com isso, o SaúdeLab vai explicar como evitar a micose nas unhas através de 5 cuidados indispensáveis.

A princípio, a micose nas unhas não é uma condição que representa um risco grave a saúde. Porém, ela é capaz de danificar a aparência das unhas e até fazer com que elas sejam descoladas da pele com facilidade. Ademais, conforme foi dito, é uma doença causada por fungos, e portanto pode ser transmitida para outras pessoas. Ou seja, é importante se cuidar para prevenir que você e outras pessoas fiquem com micose nas unhas.

Mantendo a higiene dos pés

Primeiramente, a higiene das unhas é um dos fatores cruciais para evitar a micose. Ela evita que os fungos consiga se estabelecer sob as unhas. Ou seja, sempre que tomar banho, lembre-se de lavar muito bem a região. Ademais, após lavar, faça uma boa secagem, pois a umidade favorece a proliferação de fungos.

contrair micose nas unhas na manicure
Aprenda a se prevenir de micose nas unhas com apenas algumas dicas. Foto: Pixabay

Vestimentas para evitar a micose nas unhas

De antemão, para garantir a saúde dos pés em geral, é importante que eles consigam transpirar sem obstáculos durante o dia. Contudo, durante o verão, esse cuidado precisa ser redobrado para não haver brecha para a micose. Sempre que for cobrir os pés, dê preferência por meias de algodão e calçados mais folgados e ventilados, pois assim diminui-se a probabilidade de criar um ambiente propício para os fungos.

Cuidado ao andar descalço

Assim como outros microrganismos, os fungos marcam uma presença quase constante no ambiente. Por isso, independente se ele veio de outra pessoa ou não, os fungos podem estar no chão em que pisamos. Logo, é preciso evitar andar descalço em certos lugares, como vestiários, bordas de piscinas, saunas e locais úmidos. Dessa forma, podemos negar o contato dos pés e unhas com fungos do ambiente.

Micose nas unhas pela manicure

A princípio, os estabelecimentos de manicure e pedicure atendem múltiplas pessoas todos os dias. Ou seja, os materiais utilizados possuem contato com diversos pés e mãos diferentes. Assim, se o profissional não efetuar a esterilização correta deles, eles podem causar micose nas unhas facilmente. Portanto, se for frequentar algum lugar do tipo, leve seus próprios materiais e procure um profissional confiável.

Reserve itens para o uso individual

Sob o mesmo ponto de vista dos materiais da manicure, alguns itens de casa também precisam ficar sob uso individual. Sapatos, toalhas e luvas, por exemplo, não devem ser compartilhados entre pessoas diferentes, para evitar que elas contaminem entre si com a micose.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915