Como evitar mofo em roupas que ficam muito tempo guardadas usando produtos caseiros

De antemão, muitas das peças de roupas que estão no nosso guarda-roupa acabam ficando esquecidas nele por muito tempo. Nesses casos, é comum que comece a aparecer mofo nelas, o que prejudicar o tecido e pode estragar a pela por completo. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar a como evitar mofo em roupas que ficam muito tempo guardadas.

De maneira geral, o mofo é basicamente um fungo, que pode dominar diversas superfícies. O tecido de nossas roupas é sujeito ao ataque deles, fazendo com que as roupas do armário sejam excelentes alvos. Ademais, dependendo do tempo que estão guardadas, o mofo pode se espalhar por diversas peças.

Fatores que favorecem o mofo

Antes de mais nada, para poder combater o mofo com eficiência, é preciso conhecer os motivos que podem favorecer o aparecimento dele. Conforme fora dito, o mofo é um tipo de fungo, e esse tipo de ser vivo consegue se desenvolver bem em locais com maior umidade e menor exposição e circulação. Com isso em mente, é possível discutir sobre os principais hábitos que levam as roupas mofarem.

O próprio guarda-roupa pode ser o motivo por trás do mofo, caso ele não seja arejado e acumule umidade. Entretanto, a maior parte dos motivos estão relacionados com as próprias roupas. Guardar elas em sacos plásticos, por exemplo, impede que elas possas respirar, favorecendo o mofo. O mesmo vale para roupas úmidas, que se permanecerem muito tempo nesse estado, terão grandes chances de desenvolver o fungo.

Utilizando água sanitária para evitar mofo

Tendo em mente os hábitos que favorecem o desenvolvimento do mofo, a coisa mais importante a se fazer é evitar praticá-los. Porém, para garantir que o mofo não apareça nas suas roupas, esse cuidado precisa estar aliado a aplicação de produtos com ação antimofo. Felizmente, é possível fabricar esse tipo de produto em casa, utilizando ingredientes comuns como a água sanitária.

Para produzir o antimofo de água sanitária, comece separando um recipiente de sua escolha. Em seguida, adicione água sanitária e água corrente em partes iguais e dê uma misturada. Feito isso, a solução já estará pronta para aplicação, a qual é feita com um pano limpo. No mínimo uma vez por mês, aplique o produto nas paredes internas do armário, com bastante cuidado.

Vinagre e bicarbonato de sódio previnem mofo

Por fim, caso você tenha preferência por produtos menos quimicamente agressivos, também é possível fazer um antimofo com bicarbonato de sódio e vinagre. Estes produtos são bastante populares pelo seu potencial de limpeza, servindo também para a prevenção contra mofo nos armários. Porém, é preciso saber a forma correta de preparo e aplicação.

Primeiramente, tenha em mãos uma colher de bicarbonato e 240ml de vinagre branco. Escolha um recipiente fundo de sua preferência e adicione os ingredientes. Assim que eles se juntam, é normal que produzam bastante espuma, portanto não se preocupe. Assim que a espuma abaixar, adicione a mistura em um borrifador e aplique ela no armário. Por fim, aguarde 10 minutos para o produto reagir e seque com um pano limpo.

Leia também: Como higienizar malas de viagem quando chegar em casa? Aprenda agora

 

Compartilhe este conteúdo
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915
plugins premium WordPress

VIRE A CHAVE PARA EMAGRECER

INSCRIÇÕES GRATUITAS E VAGAS LIMITADAS