Como higienizar malas de viagem quando chegar em casa? Aprenda agora

Não deixe de lado alguns cuidados importantes em relação a higiene das bagagens

Sem dúvidas, viajar é sempre uma experiência interessante, seja a turismo, estudo ou trabalho. Porém, ao regressar para casa, as pessoas costumam deixar de lado alguns cuidados importantes em relação a higiene das bagagens. Com isso, o SaúdeLab vai ensinar a como higienizar malas de viagem quando chegar em casa.

A princípio, ao voltar de viagem, o costume é colocar os conteúdos das malas em seus respectivos lugares e, no final, guardar a mala. Contudo, é muito importante lembrar que, assim como você, as malas de viagem também trafegaram por diversos lugares. Logo, elas também foram expostas a condições diversas, e portanto necessitam serem devidamente higienizadas.

Malas de viagem de policarbonato

De antemão, para fazer a higienização correta das malas de viagem, é preciso sempre levar em conta o material de que elas são feitas. No caso de malas de material rígido, como o policarbonato, polipropileno e ABS, o ideal é utilizar sabão ou detergente neutros, e água morna. Ademais, para aplicar esses produtos, é preciso utilizar apenas um pano limpo.

Primeiramente, comece tirando o excesso de pó com um pano seco. Em seguida, aplique um pouco de água com detergente neutro em outro pano, sem encharcá-lo. Espalhe cuidadosamente o produto por toda a superfície, e passado um tempo, seque tudo com apenas um pano seco. Caso o interior da mala seja de nylon, independente do material do exterior, é possível usar o mesmo produto. Nesse caso, é preciso deixar secar em local arejado.

Higienizando materiais mais leves

Conforme fora dito, os materiais que compõem as malas de viagem são a principal influência para o momento da higienização. No caso de malas feitas com materiais mais leves, como o poliéster, a abordagem se diferencia em alguns detalhes, especialmente quando há mais ornamentos de metal.

A princípio, para higienizar malas de viagem de materiais como o poliéster, também é possível usar água com sabão neutro. A diferença é que, dessa vez, o pano precisa ficar um pouco mais úmido com o produto. Ademais, para secagem, depois de passar um pano seco, é preciso deixar a mala na sombra para finalizar o processo. Por outro, para limpar quaisquer partes de metal, basta usar uma flanela limpa, sem precisar lavar.

Como higienizar malas de viagem
Ao chegar em casa, as malas de viagem precisam de uma boa higienização. Foto: Pixabay

Materiais de poliuretano e couro

Por fim, outro material bastante utilizado em malas é o couro sintético e o poliuretano. Por conta de sua composição, o tratamento durante a higienização é bem diferente dos demais materiais. De maneira geral, as malas de viagem feitas com algum desses materiais, precisa de apenas água para serem higienizadas.

Antes de mais nada, conforme foi dito, o poliuretano e o couro sintético precisam ser limpos utilizando apenas água, que será aplicada através de um pano. O ideal é aplicar água morna rapidamente sobre a superfície e secar logo em seguida. Feito isso, deixe terminar de secar sob a sombra por um tempo, e guarde em um saco de TNT. Nunca utilize outro tipo de produto ou agente químico além da própria água.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação