Como fazer Kombucha? Aprenda a forma correta de armazenamento

Confira os passos e dicas necessários para fazer e armazenar Kombucha da forma certa

Atualmente, o kombucha possui uma popularidade considerável entre as pessoas. Ele ganhou uma grande popularidade através de redes sociais, especialmente pelo fato de que ele pode ser feito em casa. Contudo, para que isso seja possível, é preciso entender bem como o processo funciona. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar a como fazer kombucha e qual é a forma correta de armazenamento.

De maneira geral, o kombucha é uma bebida produzida a partir de chás açucarados. Estes por sua vez passam por um processo de fermentação, através da ação de fungos e bactérias. Ou seja, só a partir disso, já é possível perceber que a produção é do kombucha é algo bastante sensível, e que requer diversos cuidados importantes para que seja bem sucedida.

Lista de ingredientes necessários

Primeiramente, para fazer o kombucha em casa, você precisa adquirir uma kombucha original de 355ml, que irá fornecer as propriedades necessárias para fermentação e produção da bebida. Ela pode ser facilmente adquirida em mercados, especializados ou não. Além delas, também serão necessários os seguintes ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de chá verde ou chá preto
  • 1 xícara de açúcar cristal
  • Um litro de água

Leia mais: Conheça o Kombucha e saiba quais são os seus benefícios para a saúde

Passo a passo para fazer kombucha em casa

  1. Comece misturando o açúcar e a água em uma panela ou caneco, e leve para o fogo até levantar fervura.
  2. Quando começar a ferver, adicione a colher de chá de sua preferência.
  3. Misture levemente, desligue o fogo e tampe a panela ou caneco até ficar em temperatura ambiente.
  4. Enquanto isso, escolha um recipiente grande o suficiente para a mistura, e esterilize ele.
  5. Depois de esfriar, coa a mistura feita na panela dentro do recipiente.
  6. Adicione o kombucha original no recipiente, aproveitando ela por inteiro. Para isso, você pode sacudir um pouco o recipiente para que a levedura decantada no fundo também possa ir para o recipiente.
  7. Certifique-se de que o recipiente esteja limpo por fora também, passando um pano com álcool o vinagre por toda a superfície externa dele.
  8. Agora, deixe o recipiente vedado. Para fazer isso, cubra a tampa com um voil ou papel toalha, e utilize um elástico para prendê-los.
  9. Deixe o recipiente descansar por cerca de 20 a 30 dias, período suficiente para a formação de um disco, chamado de SOCBY.
  10. Quando o SCOBY estiver formado, com aspecto gelatinoso e translúcido, descarte 90% do líquido do recipiente. Você pode retirar o SCOBY para poder medir e calcular as proporções.
  11. Faça mais uma mistura de água, chá e açúcar, conforme anteriormente, mas sem usar mais kombucha.
  12. Depois dessa mistura esfriar, coe e acrescente no recipiente com SCOBY, e limpe novamente o recipiente.
  13. Deixe ele vedado mais uma vez, e aguarde entre 7 a 15 dias para a primeira fermentação.
  14. Por fim, passado o tempo, você já terá seu kombucha pronto para beber, que é a mistura fermentada, e ainda pode aproveitar o SCOBY para fazer kombucha mais vezes.

Onde o Kombucha deve ficar armazenado?

Durante a produção, o recipiente onde o kombucha está fermentando precisa ficar dentro de um armário ou dispensa. Enquanto ele fermenta, você nunca deve mexer nele ou trocá-lo de lugar. Por outro lado, quando a bebida já estiver pronta, você pode apenas colocar em uma jarra e levar para a geladeira. Nesse caso, procure consumir ele nos próximos dias.

Leia mais: Confira agora 10 alimentos baratos que bombam sua imunidade e tenha uma dieta completa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação