Aprenda como medir a cintura corretamente e acertar na circunferência

Aprenda a medir sua cintura eficientemente e sem muitas complicações

A princípio, tirar medidas de seu corpo é uma forma de acompanhar o seu físico, o que pode ser muito importante se você está procurando emagrecer. Ademais, é sempre bom ter conhecimento de suas proporções para poder comprar as roupas que mais se adequam ao seu tamanho. Portanto, venha com o SaúdeLab e aprenda a como medir a cintura corretamente, mesmo que você não tenha uma fita métrica. 

A primeira vista, pode ser que você não sinta a necessidade de tirar suas próprias medidas. Entretanto, conforme fora dito, essa prática pode ser bastante necessária para que você acompanhe seu peso e, ao mesmo tempo, sua saúde. Com isso, não ter conhecimentos de suas medidas pode te levar a problemas inesperados.

Como fazer para medir a cintura?

De antemão, é importante ressaltar que o processo de medir a cintura é bastante simples, e portanto você não precisa se preocupar em usar técnicas complicadas. Na verdade, para fazer isso, você irá precisar de apenas uma ferramenta. No caso é a fita métrica, que pode ser encontrada facilmente em diversas lojas comuns.

A cintura é a região mais estreita do abdome, assim, para medir é necessário seguir esses passos:

  1. Localize o ponto médio entre a última costela e a crista ilíaca (osso do quadril);
  2. Então, permaneça em pé e com o corpo ereto;
  3. Posicione os braços paralelamente ao corpo;
  4. Com um dedo, fixe a ponta da fita métrica e passe-a pela cintura;
  5. Inspire normalmente, e na expiração, registre os resultados obtidos pela fita métrica.
Localização da cintura para medição
Aprenda como medir a cintura corretamente e acertar na circunferência . Foto: Adaptação Canva PRO

Medindo a cintura sem fita métrica

Tendo em mente o método para se medir a cintura, fica claro que o processo é bastante simples. Porém, conforme fora dito, é necessário utilizar uma fita métrica, pois ela facilita a mensura. Por outro lado, caso você não tenha acesso a fita, existe uma forma alternativa de medir a cintura, que apesar de um pouco mais complicada, também funciona bem.

No caso, na ausência de uma fita métrica, você pode utilizar um barbante ou um fio, que podem ser encontrados em papelarias ou loja de materiais. Para tirar as medidas, o barbante é utilizado da mesma forma que a fita métrica. Entretanto, como ele não fornece as medidas, você deve marcar ou cortar o ponto em que ele se encontra ao dar a volta na cintura. Assim, quando você tiver uma marcação, você pode medir o comprimento com uma régua ou trena.

Qual a medida ideal para a cintura?

Por fim, agora que você já conhece as formas de tirar as medidas de sua cintura, você provavelmente vai querer saber qual é a medida ideal. Contudo, não existe um valor único e absoluto que possa determinar isso. Em termos gerais, o comprimento da cintura não deve ultrapassar metade do valor de sua altura. Logo, se você possui 1,80 metro de altura, sua cintura deve ser de no máximo 90 centímetros.

Com isso em mente, também vale citar que a cintura ideal também varia entre homens e mulheres. No caso dos homens, geralmente ela precisa estar em torno de 100 centímetros, enquanto que, para as mulheres, essa medida cai para aproximadamente 90 centímetros.

Leia mais: Jogar Vídeo Game Queima Caloria? Veja O Que Dizem As Pesquisas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação