Como fazer polpa de acerola para congelar? Confira dicas essenciais

Congelar a polpa das frutas é uma das melhores formas de aproveitá-las

A princípio, a acerola in natura não é uma fruta tão consumida, quando comparada a maçã ou banana por exemplo. Por outro lado, a polpa de acerola, é bastante popular, e pode ser feita em casa. A partir dela, é possível aproveitar o sabor único da fruta, bem como os diversos benefícios que ela oferece. Portanto, venha com o SaúdeLab e aprenda a como fazer polpa de acerola para congelar.

De maneira geral, todo alimento natural, seja ele uma fruta, vegetal ou derivado de algum desses, tende a estragar com maior facilidade. Isso inclui até mesmo as polpas de frutas, que se não forem bem armazenadas, podem estragar e perder suas qualidades. Com a polpa de acerola não é diferente, sendo importante aprender a maneira certa de guardar e congelar ela.

Como extrair a polpa das acerolas?

Antes de mais nada, os cuidados para preparar a polpa de acerola começam na seleção das frutas. Procure sempre usar as acerolas mais maduras e menos machucadas, visto que elas terão um sabor e qualidades melhores. Se você tiver um pé de acerola em casa, não precisa ter receio de pegar as acerolas boas que acabaram caindo no chão. Basta lavar elas bem antes de começar a produção.

Depois de de coletar todas as acerolas que deseja, agora é necessário bater elas em um processador. Você também pode utilizar um liquidificador para isso, mas nesse caso as sementes também serão batidas, o que pode afetar a textura e sabor. Por fim, depois de bater bem todas as acerolas, basta peneirar em um recipiente, pressionando tudo para separar as sementes e outros resíduos dos sulcos, e já pode utilizar a polpa.

Leia mais: Conheça 10 frutas ricas em vitamina C além da laranja e fáceis de encontrar

Como fazer para congelar polpa de acerola?

Agora que você já sabe como fazer a polpa de acerola, resta aprender apenas como congelar ela. No caso, se trata de um processo bastante simples, sendo necessário seguir apenas os seguintes passos:

  1. Com a polpa de acerola pronta, comece a separar ela em sacos plásticos ou potes plásticos.
  2. Se você for armazenar em sacos plásticos, amarre eles bem para não haver vazamentos. Porém, se for armazenar em potes, certifique-se de que eles sejam muito bem vedados.
  3. Depois de armazenar toda a polpa, basta levar os recipientes para o congelador.

Para te ajudar na organização, o ideal é que você separe a polpa em quantidades já medidas. Por exemplo, você pode congelar múltiplos potes ou sacos plásticos de 300ml. Dessa forma, você já saberá o quanto de polpa você têm estocado no seu congelador.

A polpa fica perfeita para ser usada em bebidas

Por fim, depois de congelar a polpa de acerola, você obviamente vai querer usar ela eventualmente. Apesar dela ser relativamente versátil na cozinha, uma das melhores formas de aproveitar ela é para fazer bebidas. Você nem precisa esperar a polpa descongelar por inteiro para usar ela dessa maneira. Sob esse ponto de vista, a polpa pode ser usada tanto para fazer um suco de acerola comum, quanto ser misturada em outros tipos de sucos, ou até mesmo em vitaminas e similares.

Leia mais: Quais são os benefícios do caqui? Diabético pode comer? Descubra

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação