URGENTE! 05 principais alimentos que não devem ser congelados jamais

Veja a lista e entenda os motivos para NUNCA MAIS levá-los ao freezer

A princípio, congelar alimentos é um processo que pode ser muito útil na conservação deles. Ademais, também é uma ótima forma de evitar alguns desperdícios de comida. Contudo, por incrível que pareça, o congelamento nem sempre é uma opção viável para todo alimento. Com isso, o SaúdeLab vai te demonstrar os 05 principais alimentos que não devem ser congelados jamais.

De maneira geral, o congelamento se trata de um processo físico, que têm influência direta nas propriedades e no estado dos alimentos. Tendo isso em mente, é possível compreender que, da mesma forma que alguns alimentos são até mesmo comercializados congelados, também existem alguns que não devem passar pelo mesmo processo. Sendo assim, confira a seguir os principais alimentos dessa categoria.

Verduras, legumes e frutas

Além de serem os principais alimentos na dieta de muitos, as verduras, legumes e frutas também estão entre os alimentos que são prejudicados pelo congelamento. No caso deles, o processo de congelar faz com que eles percam o sabor e qualidade. Ademais, para frutas e vegetais ricos em água, e vegetais folhosos, o congelamento também prejudica a textura.

05 principais alimentos que não devem ser congelados jamais
Fique por dentro dos principais alimentos que não devem ser congelados em momento algum. Foto: Pixabay

Leite e os principais alimentos derivados

Assim como em algumas frutas e vegetais, o leite também possui bastante água. Porém, no caso dele e de derivados como o iogurte e creme de leite, o congelamento faz com que as diferentes partes do produtos se separem, perdendo sua textura e consistência. Ademais, queijos como o ricota ficam rançosos no congelador, pois o processo favorece a oxidação da gordura saturada.

Molhos com farinha ou amido de milho

Sob o mesmo ponto de vista do leite e derivados, os molhos que utilizam amido de milho ou farinha em seu preparo sofrem com o mesmo efeito. O molho béchamel, por exemplo, tem seus ingredientes separados quando congelado, e mesmo se ele voltar para a panela, é difícil reintegrar os ingredientes.

Carne descongelada

Veja bem, uma vez que a carne está descongelada o seu cozimento deve ser feito o mais rápido possível. O motivo para NÃO voltar a congelar esse alimento é que o calor acelera a presença de microrganismos nocivos à saúde. Assim, tenha cuidado de armazenar as carnes no seu refrigerador.

Sorvete que derreteu, pode voltar a congelar?

Obviamente, o sorvete é um dos principais alimentos que encontramos dentro do congelador, já que ele precisa estar bem resfriado para manter a consistência. Porém, caso o sorvete derreta, ao retornar ele para o congelador, ele fica mais pegajoso que o normal, e seu sabor é comprometido. Além disso, quando derrete e fica exposto ao ambiente, há riscos de se contaminar com o aumento de bactérias. Assim, não congele de novo esse tipo de alimento.

Enfim, por mais que seja útil congelar alimentos e garantir sua durabilidade, infelizmente esse processo não é benéfico para todos. Assim, observe a lista de hoje e assegure a qualidade e conservação adequada dos alimentos na sua dieta e não se exponha aos riscos de contaminação alimentar.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação