Pedra no rim: o que causa e onde dói o cálculo renal? Veja como prevenir

Saiba hoje o que fazer no seu dia a dia para aumentar a capacidade urinária de eliminar restos metabólicos que podem precipitar a cólica renal

Quem já sentiu cólica renal sabe bem o que desconforto que é passar por esse ‘perrengue’. Nesse sentido, saber o que causa e onde dói pedra no rim é muito importante, pois você pode evitar de ter e começar o tratamento o mais rápido possível. Pensando em você, o site Saúde Lab apresenta todas as informações sobre pedra nos rins. Inclusive, dá dicas práticas do que fazer no seu dia a dia e como aumentar a capacidade urinária de eliminar as toxinas e restos metabólicos que podem precipitar a cólica renal. Confira tudo a seguir!

Descubra o que causa e onde dói pedra no rim

A pedra no rim também é conhecida como cálculo renal. Essas pedras são materiais sólidos (cálcio, ácido úrico e oxalato) que se formam na concentração da urina e o rim não consegue filtrar adequadamente. Logo, esses sais minerais ácidos se acumulam nos rins ou nos canais urinários, mas podem ir para a bexiga. Os relatos de quem sofre essa dor é que chega a ser insuportável e na maioria das vezes, a pessoa precisa passar por atendimento médico de urgência. Falaremos mais dessa dor e como se cuidar mais adiante.

Então, para que você saiba tudo sobre essa doença, é necessário conhecer mais detalhes do que causa e onde dói pedra no rim. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), os casos vêm aumentando em 30%. Continue a leitura deste artigo e você vai aprender tudo sobre essa doença, desde o que causa até como evitar.

O que causa pedra no rim?

As pedras nos rins podem ser causadas por diversos motivos, mas entre as principais estão: pouca ingestão de água, o que acaba deixando a urina mais concentrada, alimentação pobre em fibras e ter infecção urinária com frequência.

Além disso, o cálculo renal pode se desenvolver devido fatores genéticos hereditários, doenças inflamatórias intestinais, hiperparatireoidismo, obesidade e sedentarismo, uso recorrente de aspirina, antiácidos e diuréticos também pode desencadear essa doença.

Em alguns casos, que são raros, a pedra no rim pode ser causada pela doença hiperoxalúria, que acumula o oxalato no corpo. Isso porque, falta no organismo a produção das enzimas que são responsáveis pela metabolização dessa substância.

Veja também: Anitta causa polêmica com lançamento de perfume íntimo: será que faz bem para saúde?

Onde dói?

mulher com mãos na cintura onde dói pedra no rim
Descubra o que causa e onde dói pedra no rim – Imagem: Canva Pro

 

Agora que você já sabe o que causa a pedra no rim, chegou a hora de saber onde dói. é muito comum quem tem pedra nos rins sentir dores nas costas, na região dos rins de modo que limita os movimentos.

Mas, também é muito comum ter febre quando está muito inflamado, sentir dor ao urinar, nas região das costas que vai até a virilha. Em alguns casos, quando a pedra obstrui o canal da urina, ou seja, interrompe o local pelo qual a urina passa a pessoa pode sentir um desconforto e até mesmo não conseguir urinar.

Porém, todos os sintomas citados acima são perceptíveis quando a pedra é grande. Quando ainda é pequena e não se desloca para o canal urinário dificilmente você sentirá dores.

Como é feito o diagnóstico

Caso você esteja sentindo algum dos sintomas citados acima é indispensável que você procure ajuda médica. O diagnóstico é feito inicialmente por um médico urologista ou clínico geral que vai fazer uma avaliação dos sinais e sintomas que você estiver sentindo.

Somente depois dessa avaliação que ele vai pedir para você que faça alguns exames. O tipo de exame mais comum de ser feito para identificar é um raio-X, onde é possível identificar o tamanho do cálculo renal.

Em alguns casos, exame de urina do tipo I também pode ser solicitado para saber como é a composição dessa pedra.

Tratamento

A boa notícia é que existe tratamento para a pedra nos rins de modo que alivia os sintomas e até mesmo cura. Inicialmente, o tratamento é feito por meio da ingestão de medicamentos recomendados pelo médico.

Como também, é fundamental que você faça repouso e beba bastante líquido, de preferência água e sucos naturais, pois ajuda na recuperação. O medicamento mais a ingestão de líquido tem como objetivo dissolver as pedras e serem eliminadas por meio da urina.

O suco de laranja é muito indicado, isso porque é ácido e vai ajudar a dissolver a pedra. Entretanto, em alguns casos que a pedra é grande e não consegue passar pelo canal urinário, é preciso realizar uma pequena cirurgia para retirar a pedra.

Como evitar

Sendo assim, para evitar que uma pedra se desenvolva nos seus rins, é indispensável que você beba muita água. De modo geral, você deve beber em torno de 2 litros de água por dia.

E para facilitar a ingestão de líquidos você também pode incluir sucos para expelir pedra nos rins ou mesmo evitar a formação delas. Dentre eles, o suco natural de salsa que misturado com limão ou laranja vão facilitar a filtração glomerular nos rins. Outra dica é incluir sucos de melancia ou abacaxi com hortelã, eles vão estimular a produção de urina e consequentemente a eliminação de restos metabólicos.

Seguindo esse raciocínio de coisas para evitar, alimentos ricos em açúcar, refrigerantes, embutidos e aqueles ricos em gordura trans, também devem ser reduzidos ou se possível, abolidos da sua alimentação. Por fim, pratique atividade física, pois ajuda a manter o corpo saudável e livre de doença que são fatores de risco para a pedra no rim.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação