Pode congelar macarrão depois de cozido? Aprenda os métodos de conservação

Nem todo mundo sabe como armazenar e conservar o macarrão já cozido

De maneira geral, o macarrão é uma comida bastante básica, e que pode ser preparada bem facilmente. Afinal, para a massa ficar pronta, basta colocar ela por alguns minutos em água fervente. Porém esse modo de preparo deixa muitas pessoas com receio de congelar macarrão já cozido. Portanto, o SaúdeLab vai te ensinar se pode congelar macarrão depois dele ter sido cozido ou não.

Sem dúvidas, uma boa macarronada é sempre uma excelente opção para o almoço de domingo com a família e amigos. Mas por essas refeições serem bem grandes, mesmo que todo mundo já tenha se servido, é normal haver muitas sobras de macarrão cozido. Logo, para situações como essa, é importante saber como conservar ou congelar macarrão da maneira certa. 

Passo a passo para congelar macarrão

  1. Primeiramente, depois que o macarrão estiver cozido, espere ele esfriar antes de começar o processo.
  2. Coloque a massa em porções separadas sob uma forma untada, para evitar que o macarrão fique grudado, e leve para o congelador por alguns minutos.
  3. Feito isso, retire a forma e leve a massa para recipientes, podendo usar desde potes com tampa até sacolas plásticas de uso culinário.
  4. Se a quantidade de macarrão for muito grande para um único recipiente, você pode separar ele em porções novamente e colocar em recipientes diferentes.
  5. Por fim, devolva o macarrão dos recipientes para o congelado

Um dos fatores mais importantes para que o macarrão fique bem conservado, é usar um recipiente que deixe ele bem vedado. Ou seja, no caso de potes, o ideal é usar algum que tenha uma tampa hermética. Já para sacolas, você pode optar por dar um bom nó nelas, porém a melhor alternativa são as com fecho hermético.

Em qualquer um destes métodos é possível manter o macarrão congelado por até 3 meses.

Leia mais: É possível congelar milho na espiga? Veja essas dicas para conservá-lo

Descongelar o macarrão também requer cuidados

Por incrível que pareça, para descongelar o macarrão, não basta apenas colocá-lo em água fervente, conforme é o preparo original dele. O ideal é que você deixe na geladeira por algumas horas para que ele descongele por completo. Entretanto, se você quiser acelerar o processo, você pode deixar o macarrão congelado em uma panela com água em temperatura ambiente.

Também é possível manter na geladeira

Manuseando o macarrão da mesma forma como orientado anteriormente também é possível deixá-lo na geladeira, no entanto, a validade é reduzida drasticamente, e o produto deve ser consumido, em no máximo, 6 dias. Lembrando que, caso mude de ideia e queira congelar o macarrão depois de alguns dias na geladeira, a validade será ainda de 6 dias.

Dicas extras para conservar bem o macarrão

Por fim, agora que você conhece o passo a passo para congelar macarrão, resta apenas ficar por dentro de algumas dicas. Por exemplo, evite sempre congelar macarrão com molho ou outros ingredientes. Eles podem precisar de outra forma de congelamento, e se estiverem juntos ao macarrão, podem acabar estragando ele se congelados.

Outro ponto importante é o ponto do macarrão. Se você está fazendo grandes quantidades, ou já pretende guardar uma parte do macarrão para congelar, tente não cozinhar muito ele, deixando-o mais próximo do ponto al dente. Dessa forma, quando você for cozinhar novamente depois de ter congelado a massa, ela não ficará mole de mais.

Leia mais: Como congelar abacate e evitar que ele acabe estragando?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação