Conheça 5 cuidados essenciais com comida de rua que você precisa saber agora

Sem dúvidas, sair de casa para comer é uma atividade muito proveitosa. Atualmente, as opções de restaurantes e estabelecimentos são muito variadas. Por outro lado, quanto maior a demanda e número de opções,  mais cuidados são precisos. Portanto, venha com o SaúdeLab e conheça 5 cuidados essenciais com comida de rua.

Dada a enorme quantidade de restaurantes que existem hoje, comer comida de rua se tornou um evento para todos os gostos. O problema é que, diferente de quando comemos em casa, não temos como saber o modo de preparo ou a procedência dos ingredientes da comida de rua. Logo, pode haver uma certa insegurança ao sair de casa para comer.

Evitando contaminações ao comer na rua

Conforme fora dito, quando comemos em casa, já sabemos de onde vieram os ingredientes e como a comida foi preparada. Porém a comida de rua, dependendo do estabelecimento, pode ter sido preparada com algum descuido ou utilizou ingredientes ruins, o que consequentemente pode ocasionar em alguma contaminação, intoxicação ou outros problemas de saúde.

Tende em mente a possibilidade da comida de rua ter sido mal preparada, o ideal é apenas frequentar restaurantes e estabelecimentos que sejam de confiança. Para isso, pergunte para conhecidos, procure por recomendações e avaliações e observe bem o ambiente do local. Essa dica é ainda mais importante caso você esteja em viagem, e precisa comer em um local que você não está habituado ou que é de outra cultura.

Atenção ao horário da refeição

A princípio, muitos estabelecimentos possuem um horário de funcionamento pré-estabelecido, e portanto, se você pretende sair para comer, é preciso se planejar antes. Porém, esse não é o único motivo para se atentar ao horário. Esse planejamento também vale para que você já tenha um lugar em mente antes de ficar com fome. Assim, você não irá se arrepender da escolha do estabelecimento, nem dos pratos que você escolher.

Escolhendo o tipo de comida de rua

Se você se preocupa com a segurança ao comer fora de casa, existem tipos de comida que, dependendo do caso, podem ser mais confiáveis. Pratos assados, cozidos ou fritos, por exemplo, podem acabar sendo mais seguros que os pratos servidos crus. Ademais, os estabelecimentos de culinária local têm maior garantia na qualidade dos ingredientes utilizados do que nos de culinária internacional.

carro com comida de rua
Para consumir comida de rua corretamente, existem alguns cuidados prévios. Foto: Pixabay

Cuidados pessoais na hora de comer

A higiene é um princípio básico para o momento da refeição, seja ela em casa ou fora dela. Logo, ao comer na rua, o ideal é levar um álcool em gel sempre que possível. Assim, você pode manter as suas mãos devidamente higienizadas para o momento de consumo.

Barracas de comida de rua

Por fim, é muito comum optar por barracas ou carrinhos de comida de rua. De fato, esse tipo de estabelecimento pode oferecer pratos muito saborosos, porém é preciso ter ainda mais atenção ao local e modo de preparo. Ou seja, certifique-se de que o ambiente não é insalubre e se os funcionários estão devidamente equipados e vestidos para o preparo de comidas.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915