A cor da urina pode indicar doenças graves; saiba como identificar imediatamente

A falta de cuidados com a saúde pode refletir na cor da sua urina ao ir no banheiro

De antemão, urinar é uma das muitas necessidades básicas do nosso organismo. Através da urina, é possível eliminar líquidos e substâncias que, se permanecessem no corpo, poderiam ser prejudicais para a saúde. Entretanto, a cor da urina pode se alterar caso o organismo já esteja sendo afetado por algum problema. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te ensinar sobre os problemas de saúde que a cor da urina pode indicar.

A princípio, a produção e excreção da urina são processos que envolvem diferentes órgão do corpo, como os rins e a bexiga. Com isso, quando algum desses órgãos não estão funcionando corretamente, a produção de urina é afetada. Uma das formas em que isso ocorre é através da mudança da cor da urina, que pode significar problemas envolvendo o sistema urinário ou de outros sistemas.

O que a cor da urina pode significar?

Primeiramente, vale salientar que uma urina saudável geralmente apresenta uma coloração amarela pálida. Logo, se seu xixi está com esse mesmo tom, você provavelmente não tem nada com o que se preocupar. Dito isso, confira a seguir alguns problemas que uma cor de urina fora do normal pode indicar:

  • Marrom: Geralmente essa cor está associada à problemas hepáticos, apontando algum problema no funcionamento do fígado ou inflamação do mesmo. Pode ser um sintoma de hepatites A, B e C, por exemplo.
  • Vermelho ou rosa: indica a presença de sangue na urina, o que pode ter diferentes causas e gravidades. Pode ser consequência de cálculos, infecções e até mesmo tumores.
  • Marrom com tons de vermelho: pessoas que praticam exercícios excessivamente podem favorecer a liberação de mioglobina na corrente sanguínea. Essa por sua vez é tóxica para os rins, podendo causar mioglobinúria, que além de deixar a urina com um tom marrom avermelhado, leva a falência renal.
  • Branco: para combater infecções, o organismo utiliza glóbulos brancos. Dependendo da infecção, pode haver um excesso de glóbulos brancos, os quais são eliminadas na urina, deixando ela com um tom esbranquiçado.
  • Amarelo forte ou tom alaranjado: costuma sinalizar que o corpo não está devidamente hidratado, sendo necessário beber água com maior frequência. Porém também pode ser uma consequência de medicamentos ou corantes, havendo alguns que podem até deixar a urina verde. Mas nesses casos, não há problema algum.

Leia mais: Como armazenar amostra para exame de urina corretamente? Aprenda

Outras mudanças na urina que precisam de atenção

  • Alterações no cheiro: diversos fatores podem deixar a urina com cheiro mais forte, doce ou diferente do normal. No caso, é comum que esse tipo de efeito seja  causado por alimentos, vitaminas ou medicamentos.
  • Presença de espuma: caso seu vaso sanitário não tenha sido lavado recentemente, e sua urina contém espuma, pode ser um sinal de que seu corpo está eliminando proteínas, indicando um problema renal.
  • Queda no volume de urina: alguns medicamentos e problemas no trato urinário podem fazer com que urinemos em menor quantidade ou frequência. Porém a causa mais comum tende a ser a desidratação.
  • Aumento no volume de urina: por outro lado, se você tem urinado mais ou com maior frequência, você provavelmente está apenas bebendo mais líquidos que o normal, ou usando medicamentos diuréticos.

Se detectar alguma alteração na urina, procure o atendimento médico

Por fim, é importante salientar que, se você apresentar qualquer mudança no aspecto ou cor da urina, é necessário buscar o atendimento médico o quanto antes. Dessa forma, se você estiver desenvolvendo algum problema de saúde, será possível identificar ele com antecedência, aumentando a efetividade do tratamento.

Leia mais: Saúde do Coração: 7 sinais que merecem cuidados e que você precisa dar atenção

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação