Agrião: como comprar, armazenar, limpar e preparar para o consumo

O agrião possui diversos nutrientes, como: antioxidantes, luteína e muito mais!

O agrião é um vegetal muito antigo e versátil, consumido em diversas regiões de todo o mundo, o mesmo é rico em diversas vitaminas e minerais. Além de ser utilizado em diversos pratos da culinária, também é empregado dentro da indústria farmacêutica e em medicamentos caseiros, por possuir propriedades medicinais comprovadas, ele é descongestionante, anti inflamatório e expectorante. Confira todas as informações do SaúdeLab sobre o assunto.

Confira os benefícios do agrião

O agrião, nativo da Ásia Central e da Europa, possui diversos nutrientes, como: antioxidantes, luteína, betacaroteno, vitaminas A e C, complexo B, ferro, fósforo, cálcio e potássio.

Esse vegetal ajuda na prevenção da anemia, reforça o sistema imunológico, fortalece os ossos, contribui para a digestão, possui um alto potencial descongestionante e também diurético.

Uma curiosidade sobre o agrião é que ele era considerado uma erva afrodisíaca pelos antigos romanos. Na época, acredita-se que o agrião era utilizado como um estimulante sexual, e que suas propriedades ajudavam a aumentar a libido e melhorar o desempenho sexual. Além disso, era muito valorizado por suas propriedades medicinais, sendo utilizado como um remédio natural para tratar problemas respiratórios, inflamações e dores de cabeça.

Como escolher o agrião na hora de comprar

Os preços mais baratos são em julho e novembro, e ao escolher maços, procure aqueles com folhagem fresca de uma cor verde profunda que esteja livre de áreas escurecidas ou amareladas. Tome cuidado ao manusear os maços porque a folhagem facilmente rasga e seu talo pode apodrecer rapidamente se danificado. A qualidade do agrião colhido não é afetada negativamente pela presença de flores e pequenos frutos verdes.

Veja também: Quer fortalecer os ossos? Conheça 10 principais vegetais que vão te ajudar

Como manter o agrião armazenado em casa

O agrião dura muito pouco, em temperatura ambiente consegue sobreviver apenas por um dia. Para uma maior durabilidade, ele pode ser armazenado em um vaso com água, dessa forma suas raízes ficam úmidas, mas deve ser mantido dentro da geladeira. Outra opção muito simples para armazenamento é cortar e armazenar em sacos plásticos ou potes com tampa por até três dias.

Como fazer sua higienização

Para uma higienização completa, comece cortando os talos mais grossos do agrião, em seguida deixe de molho na água com hipoclorito de sódio por alguns minutos, seque todas as folhas e descarte as amareladas ou marrons, feito isso basta consumir imediatamente ou conservá-la dentro da geladeira.

Qual a melhor forma de consumo

Pode ser consumido cru em pratos como patês, saladas, e sucos ou cozido em pratos como refogados, sopas, ensopados,, arroz e omeletes. O agrião tem um sabor levemente picante e geralmente é encontrado em supermercados e feiras com muita facilidade. Além disso, este vegetal pode ser usado para preparar medicamentos caseiros como xaropes e chás.

É válido ressaltar que as propriedades do agrião são alcançadas quando ingeridas dentro de uma dieta equilibrada, associado a prática de exercícios regulares.

Veja também: Cru ou cozido? Veja a melhor forma de consumir o agrião e aproveite seus benefícios

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação