Creatina aumenta a testosterona? Conheça os seus principais efeitos

Manter a testosterona bem equilibrada é indispensável para a saúde masculina

Atualmente, a creatina é um dos suplementos alimentares mais populares e consumidos, especialmente por quem pratica exercícios com frequência. Ela apresenta diversos efeitos benéficos, e dentre eles, a creatina seria capaz de elevar os níveis de testosterona. Portanto, venha com o SaúdeLab, saiba se usar creatina aumenta a testosterona e conheça os seus principais efeitos.

Manter a testosterona em níveis equilibrados é essencial para uma boa saúde. No caso dos homens, a importância é ainda maior, visto que a testosterona é um hormônio que regula muitas características e atividades do corpo masculino. Logo, se a creatina aumenta a testosterona, ela poderia fazer toda a diferença na saúde dos homens.

Quais são as utilidades da creatina?

Nem todo mundo sabe disso, mas a creatina é um composto produzido pelo nosso organismo, e que está presente em alguns tipos de alimentos. No caso, o pâncreas, fígado e rins costumam ser os principais produtores, enquanto os músculos são os principais receptores. Quanto aos alimentos, a creatina é bastante presente em ovos, leite, carnes, frutos de mar e laticínios.

Mas por que os músculos são os principais receptores da creatina? Basicamente eles são os mais beneficiados por ela. O nutriente atua sob a força, energia e massa dos músculos, melhorando consideravelmente o funcionamento e a saúde deles. Por isso a creatina é tão empregada por pessoas que treinam frequentemente. A partir dela, é possível obter alguns benefícios como:

  • Prevenção da perda muscular com o envelhecimento
  • Ajuda no aumento geral da massa dos músculos
  • Tratamento de doenças neuromusculares
  • Aprimoramento da recuperação dos músculos
  • Prevenção de doenças cardíacas e crônicas

Leia mais: Creatina vencida faz mal? Entenda quais podem ser os riscos do seu consumo

E a creatina aumenta a testosterona?

A princípio, quando praticamos exercícios físicos, especialmente o levantamento de peso, nosso corpo aumenta momentaneamente os níveis de testosterona. Como a creatina permite um melhor desempenho físico, e muitas vezes ajuda a aumentar a carga dos exercícios, usá-la acaba favorecendo esse efeito. Ou seja, de forma indireta, a creatina aumenta a testosterona de fato.

Por outro lado, além de temporário, esse aumento só ocorre por causa de um mecanismo do corpo. Se os níveis de testosterona são eventualmente normalizados, e a creatina apenas potencializa esse mecanismo, não há como afirmar que a creatina aumenta a testosterona. Os efeitos delas acabam sendo muito mais focados no desempenho e saúde dos músculos do que nos hormônios.

O que fazer para aumentar a testosterona?

Sabendo que a creatina não aumenta a testosterona, pelo menos não de maneira eficiente, vale a pena conhecer métodos mais garantidos de obter esse efeito. Alguns envolvem a alimentação, enquanto outros estão relacionados com hábitos de vida. Obviamente que adotar algum desses métodos depende da sua real necessidade por testosterona. Portanto é sempre bom consultar um médico antes de testá-los. Dito isso, confira a segui algumas dicas para aumentar os níveis de testosterona:

  • Evitar situações de estresse ou amenizá-lo
  • Manter uma boa rotina de sono
  • Incluir frutos do mar na alimentação
  • Se manter dentro do peso adequado
  • Incluir laticínios na alimentação
  • Manter uma boa rotina de exercícios
  • Consumir suplementos de vitaminas A e D, e ômega-3

Leia mais: Creatina faz mal para os rins? Entenda seus efeitos e os perigos envolvidos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação