Cuide da sua dieta incluindo alimentos ricos em umami

No Dia Mundial da Alimentação, nutricionista do Comitê Umami dá dicas de comidas que contribuem para a saúde

Em mais de 150 países, em 16 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Alimentação, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre questões relativas à nutrição e à alimentação.

A data foi criada em 1981 e, este ano, o tema é o desafio da redução das desigualdades, incluindo a segurança alimentar e nutricional no mundo. A nutricionista do Comitê Umami, Marilia Zagato, explica que os alimentos ricos em umami podem ajudar a cuidar da saúde do organismo.

16 de Outubro – Dia Mundial da Alimentação

“A maioria das pessoas está em busca de cuidar da alimentação tentando fazer substituições que não são necessariamente saudáveis ou até rígidas restrições alimentares, enquanto o consumo de alimentos umami, que estão presentes em nosso dia a dia, pode ajudar quem quer comer de maneira equilibrada”, declara Marilia.

O nosso paladar o reconhece quando consumimos alimentos que possuem o aminoácido glutamato e a sua ingestão oferece diversos benefícios para a saúde. Mas como o umami pode ajudar no cuidado com a alimentação?

umami
Cuide da sua dieta incluindo alimentos ricos em umami. Foto: Canva PRO

“Uma das características principais do gosto umami é o aumento da salivação, por isso pode ser normalmente consumido por todas as pessoas. Ao entrar em contato com o alimento, a saliva dissolve e espalha elementos que conferem o sabor”, ressalta Marilia. Ela ainda pontua que esse aumento da salivação proporcionado pelos alimentos umami, melhora a mastigação e a deglutição.

As melhores opções de alimentos para quem quer consumir e se beneficiar são os alimentos do mar (peixes, camarão, algas), cogumelos (shitake seco e shimeji), legumes e vegetais (tomate, milho, batata, ervilha, espinafre, brócolis), ovos, carnes (suína, bovina e frango), chá verde, fermentados e laticínios (queijo parmesão e missô).

Umami

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação