Saiba como cultivar gengibre de forma orgânica e tenha o melhor ingrediente para sua saúde

Veja abaixo como é simples fazer o cultivo dessa raiz em casa e com poucos recursos!

O gengibre é uma raiz famosa por agir como um antioxidante natural potente. Assim, aprenda hoje no SaúdeLab quais são os benefícios que ele pode proporcionar à sua saúde e veja como é simples cultivar gengibre em um pequeno espaço com terra. Portanto, entenda agora por que essa raiz é uma das melhores plantas medicinais que existem.

Os benefícios do gengibre para a saúde

Cultivar gengibre em casa pode ser uma mão na roda, afinal, esse ingrediente poderá estar à mão diante de várias situações. Lembrando que o gengibre possui uma ação antioxidante a anti-inflamatória eficaz no organismo. Assim, ele se torna ideal para combater infecções diversas, como aquelas causadas nos processos de gripes, resfriados, e problemas respiratórios diversos, além de poder ser utilizado para tratamento de infecções da boca e garganta.

Além disso, ele possui efeito diurético, causando a eliminação do excesso de líquidos e gordura do organismo. Desse modo, ele pode ser um excelente aliado em dietas de emagrecimento. Da mesma maneira, por possuir ação vasodilatadora, o gengibre facilita a circulação do sangue, auxiliando no equilíbrio de casos de pressão alta.

Mas os benefícios não param por aí: o gengibre também possui compostos bioativos que atuam diretamente na musculatura do estômago e do intestino, auxiliando em seu relaxamento. Assim, o consumo da raiz evita a formação de gases e de processos de azia e acidez no estômago.

Portanto, cultivar o gengibre pode ser de grande valor para auxiliar no tratamento de diferentes problemas de saúde. Nesse sentido, veja abaixo como é simples fazer o cultivo dessa raiz em casa e com poucos recursos!

Leia também: Santa Raiz! Confira 03 receitas com gengibre para pele ficar radiante

gengibre
Ter um cultivo de gengibre em casa pode proporcionar diversos benefícios importantes para a saúde. Confira! Fonte: Canva.

Como cultivar gengibre em casa

O plantio do gengibre segue um procedimento bem simples. Em primeiro lugar, basta selecionar um pedaço grande da raiz, que esteja com a pele firme e com a coloração bege-clara. Além disso, ele não pode ter machucados ou fissuras.

Em seguida, para acelerar a germinação do brito, você deve deixar o pedaço de gengibre de molho em água morna durante 2 noites.

Passo a passo para o cultivo

Preparo do solo

Escolha um vaso, de preferência de plástico e que possua furos na base, tendo entre 30 a 35cm de profundidade. Depois, insira argila expandida em seu fundo e, por cima, coloque um substrato preparado com terra fértil e adubada. Regue bem sem seguida.

Por fim, faça um buraco de cerca de 10cm e insira nele o pedaço de gengibre, na vertical e com a parte do rizoma para baixo. Cubra sua base com mais substrato, deixando parte do tubérculo para fora.

Tempo de Germinação

Após o plantio, o gengibre irá começar a germinar no período entre 2 e 3 semanas.

Melhor época de plantio

A melhor época para o plantio do gengibre é entre o inverno e a primavera, a saber, entre os meses de agosto e dezembro.

Regas para cultivar gengibre

A rega do gengibre deve ser feita de 2 a 3 vezes por semana, tomando-se o cuidado para não encharcar o solo.

Luminosidade

O vaso com o cultivo deve ser colocado em um local com bastante incidência de luz solar. Nesse sentido, você pode cultivar a raiz dentro de casa, desde que o vaso seja alocado próximo a lugares com passagem de luz.

Qual a melhor forma de aproveitar a planta

Os usos do gengibre são muitos. Em primeiro lugar, você pode utilizá-lo como tempero no preparo de pratos tanto salgados como doces. Da mesma maneira, você pode utilizá-lo como complemento na preparação de sucos detox, batendo 1 fatia da raiz como restante dos ingredientes de sua preferência.

O chá de gengibre também é um aliado e tanto no tratamento de diferentes problemas de saúde, e pode ser consumido em casos de infecções por problemas respiratórios, dificuldade na digestão de alimentos e mesmo para aliviar dores e cólicas abdominais. Nesse sentido, basta deixar um pedaço de cerca de 3cm fervendo em água por 10 minutos.

Informações importantes sobre o uso do gengibre

Por ter efeito vasodilatador, o gengibre deve ser consumido na proporção máxima de até 5g por dia. Além disso, ele deve ser evitado por pessoas que possuem doenças hemorrágicas e pedra na vesícula. Ademais, o chá da raiz não deve ser consumido por mulheres grávidas e indivíduos diabéticos ou que apresentam pressão baixa.

Leia mais: Quer emagrecer? Aposte no chá de gengibre e veja os inúmeros benefícios

GENGIBRE: Conheça todos os BENEFÍCIOS e saiba como usar nas RECEITAS

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação