Aprenda como plantar alho em casa e veja os benefícios que a sua saúde ganha!

Se surpreenda na forma simples o cultivo de alho em casa e tê-lo sempre à sua disposição

O alho talvez seja o principal ingrediente usado como tempero para o preparo de pratos salgados na mesa dos brasileiros. O que poucos sabem, porém, é que ele é útil para o tratamento de diversos problemas de saúde. Quer aprender como plantar alho em casa? Assim, veja no SaúdeLab tudo sobre seu cultivo e porque o alho é uma das melhores plantas medicinais que você pode ter ao seu dispor.

Benefícios do alho para a sua saúde

Você já pensou em como plantar alho em casa? Além de servir como tempero para diversos pratos, o alho também possui altos teores de substâncias antioxidantes. Uma delas, chamada de alicina, é a responsável por conferir o cheiro e o sabor tão fortes dessa planta. Além dela, ele também possui vitamina C e selênio, antioxidantes que combatem os radicais livres no organismo.

Dessa forma, o consumo de alho ajuda a fortalecer o sistema imunológico, auxiliando no tratamento de processos como gripes, resfriados e inflamações na garganta e nos pulmões. Além disso, ele possui ação expectorante, ajudando a eliminar o muco formado por inflamações nas vias respiratórias.

A alicina presente em sua composição também age como um potente vasodilatador, reduzindo a pressão arterial e evitando a formação de doenças cardiovasculares. Além disso, ela também reduz os níveis de colesterol no sangue, prevenindo casos de aterosclerose, por exemplo. Ademais, estudos recentes comprovaram a eficácia do alho na proteção das células da região do cólon, o que previne a formação do câncer nessa região.

Dessa forma, que tal aprender como plantar de alho em casa e aproveitar todos esses benefícios? Veja abaixo o passo a passo sobre seu plantio e confira como é simples!

Aprenda como plantar alho em casa

O cultivo da planta é feito de maneira bem simples. Em primeiro lugar, você só precisa selecionar cerca de 4 a 5 dentes de alho grandes. Em seguida, descasque-os. O alho é o próprio bulbo de uma planta, assim, ele já faz o papel de semente. Veja como plantar alho e ter sempre à sua disposição quando precisar.

Passo a passo de como plantar alho em casa

Preparo do solo

O alho pode ser plantado em vasos, cultivado até dentro de casa. Nesse caso, selecione um vaso de plástico que sejam de tamanho médio a grande e que possuam furos na base, para um melhor escoamento da água das regas. Em seguida, coloque em seu fundo um pouco de terra fértil e preencha o restante com solo adubado com matéria orgânica.

Por fim, basta enterrar os alhos a cerca de 2cm de profundidade no vaso, com espaçamento mínimo de 6cm entre um e outro. Deixe a parte mais pontuda do alho virada para cima.

Tempo de Germinação

Após o plantio, o alho irá começar a germinar a partir da segunda semana.

Melhor época 

A melhor época para o plantio do alho é durante o outono, em especial entre os meses de março e abril.

Regas: dica especial de como plantar alho

O cultivo deve ser irrigado a cada 3 dias, tomando-se o cuidado para não encharcar o solo. Além disso, não é necessário regá-lo em dias frios e chuvosos.

Luminosidade

Observe esse detalhe de como plantar alho, pois ele deve ser cultivado sob a incidência plena de luz solar. Assim, seja em vaso ou canteiro, o plantio permanecer sempre em local iluminado de forma direta.

cuidados de como plantar alho
Como plantar alho em casa? A dica é ter cuidado para não encharcar o solo – Canva PRO

Qual a melhor forma de aproveitar a planta

Após aprender como plantar alho em casa, lembre-se que se consumido regularmente na forma de tempero de pratos diversos, o alho já age naturalmente no organismo, executando a sua função de antioxidante potente. Todavia, você também pode fazer outros usos eficazes da planta.

Gargarejo 

Por exemplo, para tratamento de infecções de boca e garganta, ele pode ser usado na forma de gargarejos. Nesse sentido, ferva 4 dentes de alho em meio litro de água por 15 minutos, adicionando também alguns pedaços de limão com casca.  Você também pode inserir um pouco de mel ou extrato de própolis na mistura.

Chá

O chá de alho também é eficaz no combate a gripes, resfriados e problemas respiratórios, além de atuar como um potente termogênico, auxiliando na eliminação do excesso de líquidos do corpo. Assim, confira como fazer um Chá de alho para melhorar sua imunidade. 

Entretanto, o chá de alho não deve ser ingerido por pessoas que possuem problemas estomacais, como gastrite e úlceras, além de indivíduos com problemas hemorrágicos.

Viu como é fácil plantar alho em casa? Organize um tempinho e coloque em práticas as dicas que a equipe do Saúde LAB prepara para te deixar sempre bem-informado.

E se você quer mais sabor no dia a dia? Confira 3 receitas de temperos caseiros que fazem sucesso