Dengue em alta: cuidados devem ser constantes, alerta prefeitura

Os cuidados com a dengue devem ser constantes, informa a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde, por meio da Vigilância em Saúde. A pasta reforça ainda as ações de combate à dengue e orienta a população a cuidar com a proliferação do mosquito Aedes aegypti para combatê-lo e evitar a transmissão de dengue, zika e chikungunya.

Por exemplo, o uso contínuo de repelentes na pele podem reduzir as chances de ser picado, mas não têm nenhum efeito sobre a infestação de mosquitos. A recomendação, então, é adotar cuidados que impeçam a reprodução do inseto, eliminar seus criadouros e complementar essas medidas com o reforço da proteção individual.

Dicas para evitar a proliferação do mosquito nas casas

Agora, para deixar a dengue bem longe de sua casa, atente-se aos vasos de plantas, colocando areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Lembre-se de jogar fora objetos que acumulam água, bem como latas, garrafas, potes, pneus. Opte pela reciclagem sempre que possível.

Se você deseja guardar garrafas e outros objetos que podem acumular água, armazene-os ou tampados ou com a boca para baixo. Além disso, calhas devem ser mantidas desobstruídas e livres de folhas e galhos, enquanto a caixa-d’água deve estar sempre bem tampada.

O mesmo vale para tanques, barris e tonéis utilizados para guardar água da chuva, por exemplo, e as piscinas devem ser tratadas com cloro. Amarre bem as sacolas de lixo deposite-as em lixeiras fora do alcance de animais. Não jogue lixo em terrenos baldios.

A supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Regina Engelmannm, alerta para a continuidade necessária da prevenção para evitar o crescimento da reprodução do Aedes. “Contamos com a colaboração de toda população, pois, apesar da queda no número de notificações, a proliferação do mosquito é sempre uma preocupação. Precisamos continuar com os cuidados”, orientou.

O que é a dengue?

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. A dengue leve causa febre alta e sintomas semelhantes aos da gripe. A forma grave da dengue, também chamada de dengue hemorrágica, pode causar sangramento grave, queda repentina da pressão arterial (choque) e morte.

A dengue grave acontece quando os vasos sanguíneos ficam danificados e vazam. Então, o número de células formadoras de coágulos (plaquetas) na corrente sanguínea diminuem. Logo, pode levar a choque, hemorragia interna, falência de órgãos e até morte.

Sinais de alerta começam no primeiro dia ou dois após a febre desaparecer e podem incluir:

  • Dor de estômago severa
  • Vômitos persistentes
  • Sangramento de suas gengivas ou nariz
  • Sangue na urina, fezes ou vômito
  • Sangramento sob a pele, que pode parecer hematoma
  • Respiração difícil ou rápida
  • Fadiga
  • Irritabilidade ou inquietação.

Apresentando dois ou mais sintomas de dengue procure atendimento médico.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação