Diabetes: o mal silencioso que atinge cada vez mais jovens pode ser prevenido por meio de hábitos de vida saudáveis

Endocrinologista da Rede Mater Dei de Saúde faz reflexões sobre prevenção da doença, que tem o Dia Mundial e Nacional lembrado em 14 de Novembro

É possível observar a relação da obesidade, hábitos de vida e a alimentação pobre em alimentos in natura e rica em açúcares, bebidas adoçadas e ultra processados, com o aumento dos casos de diabetes tipo 2 em pessoas mais jovens, na atualidade. O Diabetes mellitus é uma doença crônica, caracterizada pela elevação dos níveis de glicemia no sangue, que pode ocorrer em qualquer pessoa, de qualquer idade, e tem grande impacto na saúde pública de todos os países.

Preveni-la é fundamental na gestão de saúde em todo o mundo e para conscientizar a população da importância da prevenção no desenvolvimento da doença e do controle adequado naqueles que convivem com ela, foi instituído o dia 14 de novembro como o Dia Nacional e Mundial do Diabetes. Saiba mais, aqui no SaúdeLAB.

Dia Nacional e Mundial do Diabetes

Para o médico endocrinologista Paulo Miranda, da Rede Mater Dei de Saúde, e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Endocrinologia e Metabologia, um dos aspectos mais relevantes atualmente para se prevenir o diabetes é combater o sedentarismo, fator de risco para a obesidade, o diabetes e as doenças cardiovasculares.

“As recomendações globais, tanto da Organização Mundial de Saúde (OMS), como das sociedades de diabetes, endocrinologia e metabologia, mencionam a adoção de hábitos de vida saudáveis. Por isso é tão relevante incluirmos a prática de atividades físicas – o ideal são 150 minutos por semana – e alimentação mais equilibrada na rotina”, diz.

Hábito de vida é tudo

De acordo com endocrinologista, o estudo global Diabetes Prevention Program  mostrou que a mudança dos hábitos de vida, dos alimentares e das práticas de atividades física regulares indicam que, em cinco anos, as chances de uma pessoa com pré-diabetes evoluir para novo diagnóstico da doença reduzem em até 58%. “Quem usa apenas a metformina (substância para controle dos níveis de açúcar no sangue) e não faz atividade física e sem mudança nos hábitos alimentares, consegue reduzir a progressão do diabetes em até 38%. Por isso, essas mudanças de hábitos de vida são mais importantes para quem tem pré-diabetes do que o remédio em si”, acrescenta.

O pré-diabetes é caracterizado quando são encontradas alterações glicêmicas intermediárias, mas que ainda não estão no nível de diagnóstico para o diabetes. “Esta fase é chamada de pré-diabetes, intolerância à glicose e glicose do jejum alterado e é controlada com a mudança de hábitos, perda de peso e, eventualmente, com uso de medicações. Quando surge o diabetes do tipo 1, o controle é por meio do uso de insulina, via injeções ou bomba difusão contínua de insulina. Já o diabetes tipo 2, que corresponde a mais de 90% dos casos da doença em pessoas adultas, geralmente não necessita do uso de insulina no início do tratamento. As medicações são por via oral ou injetáveis, e ajudam tanto na melhora da ação da insulina como na sua liberação. Para todos os casos da doença, o médico recomenda perda de peso e atividade física regular”, complementa o endocrinologista.

Leia também: Conheça a pata-de-vaca: a planta que pode auxiliar no tratamento contra a diabetes

Linha de Cuidados Mater Dei

Sempre alinhando a qualidade assistencial aos preceitos de prevenção de doenças, a Rede Mater Dei de Saúde disponibiliza uma equipe multidisciplinar para prevenir e tratar pacientes com diabetes. Há um circuito proposto que inclui educador no assunto, avaliação de nutricionista, e exames específicos, como rastreamento ocular e renal, avaliação dos pés para checagem de neuropatias, principalmente quando há descontrole glicêmico por longo período.

“Todo esse sistema, funcionando conjuntamente, nos permite ter um diagnóstico precoce para a tomada de medidas preventivas da progressão da doença”, enfatiza o endocrinologista, ressaltando que a Linha de Cuidados Mater Dei foi implantada em 2016, com protocolo de fluxo assistencial que consegue manter o controle dos pacientes atendidos acima de 70%.

Embalagens dos alimentos 

Além das orientações médicas, o Brasil tem adotado nova regulação de embalagens de produtos alimentícios – a partir de agora, é necessário que os produtos tenham descritos na parte frontal se são ricos em gorduras, sódio, açúcares e se têm ingredientes transgênicos em sua composição. “Tudo isso vai ajudar a população na hora da compra e consumo dos alimentos”, acrescenta o endocrinologista.

Segundo Miranda, o Ministério da Saúde disponibiliza um guia alimentar para a população brasileira, e dicas de hábitos saudáveis para o dia a dia, além de tópicos sobre como se prevenir contra o diabetes. “Esse material é completo e está acessível a todos pela internet, de forma gratuita. A doença tem relação com a genética, com o sedentarismo, com a alimentação inadequada da vida moderna, as alterações de colesterol, triglicérides e é um fator de risco para doenças do coração”, acrescenta.

Leia mais: Quais são os primeiros sintomas de diabetes? Descubra

* Colaboração:

Sobre a Rede Mater Dei de Saúde 

Somos uma rede de saúde completa, com 42 anos de vida, tendo o paciente no centro de tudo e ancorada em três princípios: inteligência e humanização como pilares do atendimento; tecnologia como apoio da excelência; e solidez das governanças clínica e corporativa. Nossos serviços médico-hospitalares estão disponíveis para toda a família, em todas as fases da vida, com qualidade assistencial e profissionais altamente capacitados e especializados. Estamos em expansão, levando para mais pessoas o Jeito Mater Dei de Cuidar e de Acolher. Nossa premissa é valorizar a vida dos nossos pacientes em cada atendimento, disponibilizando o melhor que a medicina pode oferecer.

Unidades

Minas Gerais: Hospital Mater Dei Santo Agostinho, Hospital Mater Dei Contorno, Hospital Mater Dei Betim-Contagem, Hospital Santa Genoveva, CDI Imagem e Hospital Santa Clara

Bahia: Hospital Mater Dei Salvador e Hospital Emec

Goiás: Hospital Premium

Pará: Hospital Porto Dias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação