Diabéticos podem tomar cerveja? E vinho? Descubra alternativas seguras

A diabetes pode limitar consideravelmente os hábitos de vida de uma pessoa. Tais limitações são ainda maiores quando se trata da alimentação, especialmente sobre o consumo de bebidas alcoólicas. Portanto, se você é diabético, ou conhece alguém que sofre com essa doença, venha com o SaúdeLab e saiba se diabéticos podem tomar cerveja, e se existem alguma alternativa para eles.

De antemão, apesar de serem bastante saborosas e amplamente consumidas, as bebidas alcóolicas são muito conhecidas pelos seus malefícios para a organismo. Muitos problemas graves de saúde estão diretamente relacionado a esse consumo. Entretanto, para pessoas diabéticas, os riscos são muito maiores.

Relação entre o álcool e a diabetes

À primeira vista, os malefícios das bebidas alcóolicas para o nosso corpo estão diretamente ligados com a digestão do álcool no organismo. A forma com a qual o processamento dele é realizado é extremamente prejudicial, de maneira que o fígado sofre consideravelmente para poder concluir o processo. Dessa forma, a saúde do órgão vai sendo comprometida, juntamente com seu funcionamento, o que pode causar doenças como a cirrose.

Por outro lado, ao tomar cerveja ou outras bebidas alcóolicas, uma pessoa diabetes sofre mais consequências além dessa. No caso, o álcool é uma substância que interfere nos níveis de glicose no sangue. Portanto, como a diabetes é uma condição que impede justamente uma boa regulação da glicemia, o álcool acaba piorando muito o controle dela. Com isso, ele pode levar a altas e quedas perigosas na glicemia do diabético.

Leia também: Cerveja para Diabéticos: conheça a bebida desenvolvida especialmente para quem sofre com diabetes

Diabéticos podem tomar cerveja, vinho e similares?

Tendo em mente os problemas que o álcool pode gerar para uma pessoa diabética, fica claro que ela deve sempre evitar bebidas alcóolicas. Afinal, as alterações drásticas nos níveis de glicose podem representar um risco para a saúde gravíssimo. Entretanto, quando ao tomar cerveja, existe outro grande problema além do próprio álcool.

De maneira geral, a cerveja é uma bebida produzida a partir de cevada. Esta, por sua vez, é um alimento muito calórico e rico em carboidratos. Tais carboidratos também interferem diretamente na glicemia da pessoa. Ou seja, por mais que vinhos e destilados possam fazer mal para a diabetes, talvez a cerveja acabe sendo a pior das opções. Portanto, o diabético não deve tomar cerveja regularmente.

Existe alguma de bebida alcóolica alternativa para o diabético?

Por fim, por mais que toda bebida alcóolica possa ser perigosa para o diabético, isso não significa que ele precisa cortar elas completamente da sua alimentação. Entretanto, a sua moderação deve extremamente maior que a de uma pessoa comum, e dar preferência por destilados e bebidas mais leves. Ademais, o consumo deve ser sempre feito sob orientação médica, e apenas se sua doença estiver muito bem regulada e controlada.

Leia mais: Teste de glicose sem tirar sangue vira realidade; entenda como funciona

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915