Você sabe a diferença entre tomografia e ressonância magnética? Descubra agora

Saiba como funciona esses exames tecnológicos de alta precisão

Saber qual a diferença entre tomografia e ressonância é uma maneira de entender mais desses exames diagnósticos muito importantes para a saúde. Pensando nisso, o site SaúdeLab apresenta informações relevantes num Guia descomplicado e você não fica mais em dúvida, caso o médico os solicite. Confira!

Descubra qual a diferença entre tomografia e ressonância

Antes de mais nada, saiba que tanto a tomografia computadorizada quanto a ressonância magnética são exames que foram criados ainda no século XX. E com o avanço da tecnologia, cada vez mais as imagens ficam melhores, ou seja, mostrando com mais precisão o que está acontecendo com o corpo humano.

Porém, para que você possa saber quais são as características desses dois exames e para que serve, é necessário que você saiba qual a diferença entre tomografia e ressonância. Ao longo deste artigo você vai conferir informações como quanto tempo leva para fazer cada exame e como funciona cada um. Sendo assim, continue lendo e saiba com mais detalhes sobre esses exames.

Tomografia é diferente de ressonância?

Primeiramente, a tomografia é um exame de imagem, assim como a ressonância, porém a primeira, foi desenvolvida no ano de 1960 a partir do raio-x. Dessa forma, esse exame gera imagem por meio da emissão dos raios-x que chegam ao corpo, de forma que é possível diferenciar as funções dos órgãos.

Outra característica da tomografia é que seu tempo de duração é em torno de 10 minutos. E assim como a ressonância, pode haver a aplicação de contraste, porém na tomografia o contraste é do tipo iodado. Em ambas, há necessidade de jejum prévio, conforme indicação médica.

A indicação da tomografia é mais aplicada para avaliar fraturas, sinusite, pneumonias e demais doenças do pulmão, por exemplo. Ao contrário, a ressonância é mais indicada nos casos de avaliação de tecidos moles e tumores em geral.

Descubra qual a diferença entre tomografia e ressonância
Descubra qual a diferença entre tomografia e ressonância – Imagem: Canva Pro

Ressonância

Antes de você descobrir mais diferenças entre tomografia e ressonância, saiba que a ressonância magnética (RM) pode durar em torno de 15 a 30 minutos, mas em alguns casos a realização do exame pode chegar até 2 horas. O tempo de exame irá depender de qual parte do corpo se quer investigar. Além disso, na ressonância a aplicação do contraste é a base de gadolínio e dióxido de carbono.

Como dito anteriormente, a RM é escolhida como exame diagnóstico quando se quer investigar doenças em tecidos moles. Isso quer dizer, ver estruturas que contenham mais água no tecido. Doenças que afetam as mamas, olhos, fígado, são exemplos bem comuns para fazer esse exame.

A ressonância também produz imagens de alta qualidade, mas ao contrário da tomografia não usa a emissão de raio-x, e sim de um campo magnético enquanto o paciente está dentro da máquina.

Veja também: Por que alguns exames precisam de jejum? Saiba quando deve fazer

Quem não pode realizar esses exames?

Continuando, ainda sobre diferença entre tomografia e ressonância, chegamos nas contraindicações.

  • A princípio, o contraste e a radiação impedem que gestantes e pessoas alérgicas a soluções iodadas realizem a tomografia.
  • No caso da ressonância, pessoas que tem implantes de metal no corpo, por exemplo, DIU, Stent Cardíaco, Marca-passo, entre outros metais, não podem fazer essa investigação diagnóstica com RM. Nesse caso, as interferências magnéticas interferem diretamente no resultado.

Resumo das principais diferenças

Agora que você já sabe um pouco mais como os dois exames funcionam, acompanhe o resumo no infográfico do SaúdeLAB com as principais diferenças entre a Tomografia Computadorizada e a Ressonância Magnética.

infográfico com diferenças de Tomografia e Ressonância
Confira as informações no Guia Fácil do SaúdeLab – Fonte: Adaptação Canva PRO

Qual é a melhor opção?

Agora que você descobriu qual a diferença entre tomografia e ressonância, qual é a melhor opção? A verdade é que esses dois tipos de exames possuem um ótimo resultado, entretanto tudo vai depender do que seu médico necessita, por isso você deve fazer o exame que ele indicar.

Confira nesse vídeo informações do médico Júlio Pereira CRM/SP 163.113, e ele segue explicando um pouco mais sobre a escolha entre esses exames.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação