Dor na barriga como se fosse cólica? Saiba o que pode ser e como aliviar

Saiba o que fazer quando estiver sentindo dores parecidas com a da cólica

Sem dúvidas, você já sentiu dor na barriga em algum momento, e provavelmente mais de uma vez. Por ser um sintoma bem amplo, pode ser um pouco difícil de diagnosticar. Inclusive, dependendo da intensidade e do local afetado, esse tipo de dor é facilmente confundida com cólicas. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e saiba o que a dor na barriga, como se fosse cólica, pode ser e como aliviar ela.

A princípio, toda dor é desconfortável e incômoda, independente de suas características. Mas poucas são tão debilitantes quanto uma dor na barriga. Ela consegue ser um enorme obstáculo em qualquer atividade, atrapalhando muito o nosso dia a dia. Por isso é tão importante saber interpretar essa dor, e o que fazer para resolver ela de forma segura e eficiente.

Quais as principais causas de dor na barriga?

Conforme fora dito, ter dor na barriga é um sintoma muito amplo. Ou seja, diversos problemas de saúde podem causar ela. Mas de maneira geral, ela costuma estar associada a inflamações, doenças e complicações que afetam os vasos sanguíneos ou órgãos da região abdominal. Logo, é comum que ela seja um sintoma de problemas estomacais, intestinais ou vesiculares, por exemplo.

Sendo assim, confira a seguir uma lista dos principais problemas de saúde, fora a cólica, que causam dor na barriga:

  • Apendicite
  • Azia
  • Cistos
  • Constipação intestinal
  • Gases
  • Gastroenterite
  • Infecção urinária
  • Intoxicação alimentar
  • Obstrução no intestino
  • Pedra na vesícula
  • Refluxo
  • Úlcera

Leia mais: O que pode ser dor no pé da barriga? Saiba as possíveis doenças e como agir na hora certa

Preste atenção ao local da dor

De antemão, se você começar a sentir alguma dor na barriga, é necessário ficar atento com o local específico dela. Ele é essencial para identificar qual a provável causa da dor, o que consequentemente facilita a tomada de decisão, diagnóstico e tratamento do problema. Ademais, o local também pode ajudar a diferenciar se a dor se trata de uma cólica ou não. Dito isso, veja o que cada local da dor pode indicar:

Parte superior do abdome: gastrite, refluxo, pedra ou inflamação na vesícula, má digestão, problemas hepáticos, úlcera gástrica ou gases.

Parte inferior do abdome: hérnia ingual, intestino inflamado, apendicite, cisto no ovário ou doença de Crohn.

Umbigo: inflamação pancreática, gastroenterite, hérnia umbilical ou úlcera gástrica.

Pélvis: inflamação da bexiga, cólon irritável, problemas na próstata ou infecção urinária.

Como proceder e tratar essas dores?

Primeiramente, tendo em mente que as causas das dores na barriga são bem diversas, o primeiro passo para tratar elas é procurar o atendimento médico. Apenas um médico especializado poderá diagnosticar o problema com precisão, o que consequentemente permite um tratamento eficiente. Afinal, problemas hepáticos, digestivos, vesiculares e intestinais precisam de diferentes abordagens para serem solucionados.

Em relação à dor em si, de fato existem analgésicos e outros tipos de medicamentos que ajudam a combatê-la e podem ser adquiridos em farmácias. Contudo, dependendo de qual for a causa, pode ser necessário utilizar medicamentos mais pesados, fazer alterações na alimentação e hábitos de vida, ou até mesmo realizar procedimentos cirúrgicos.

Leia mais: 7 erros mais comuns ao medir a pressão em casa: saiba qual é o jeito certo

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação