Quando o suor noturno é preocupante? Entenda melhor quais são as causas

Suor noturno pode parecer um sintoma comum ou inofensivo, porém é bom ter cuidado

À primeira vista, a sudorese noturna, também chamada de suor noturno, pode parecer um sintoma inofensivo. E de fato em alguns casos realmente pode ser. Mas também há situações em que elas apontam um problema de saúde consideravelmente grave. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar quando o suor noturno é preocupante, e quais podem ser as causas dele.

Não há muito o que falar sobre o que é o suor noturno. Como o próprio nome já sugere, ele é um sintoma em que nosso corpo transpira e sua excessivamente durante a noite. Por isso ele costuma ser subestimado, já que transpirar é algo que o organismo faz quase que constantemente. Entretanto, sabendo que existem condições sérias capazes de causar o suor noturno, é importante ficar alerta com ele.

O que pode causar a sudorese noturna?

Obviamente que a causa mais óbvia e simples para o suor noturno é a temperatura elevada do ambiente. No Brasil, por ser um país quente, essa também a causa mais comum. Nesse mesmo aspecto, também não podemos deixar de descartar alguns fatores situacionais. Por exemplo, uma pessoa que consumiu café, pimenta ou gengibre antes de dormir, ou uma mulher que está de TPM ou menopausa também pode experenciar o suor noturno com facilidade.

Agora, em relação a condições e problemas de saúde capazes de causar o suor noturno, podemos começar pelo estresse e ansiedade. Eles também são um dos principais responsáveis por esse sintomas. Também existem alguns tipos de infecções com a mesma característica, como a endocardite e tuberculose. Quanto a condições um pouco mais graves, é possível mencionar a diabetes e o hipotireoidismo.

Leia mais: Não deu tempo de lavar o cabelo depois do treino? Será que suor nos fios faz mal? Saiba mais

E quando o suor noturno é preocupante?

Existem problemas de saúde bem sérios, como cânceres, histoplasmose e HIV, que também tem a sudorese noturna como um de seus sintomas. Mas eles apresentam outros sintomas mais expressivos, e portanto a sudorese por si só raramente é serve como indicativo para esse caso. Por outro lado, para saber quando o suor noturno é preocupante, é preciso observar como ele se apresenta.

Se a frequência e intensidade do suor noturno forem muito grandes, significa que o sintoma está tomando uma proporção grande demais. Sob o mesmo ponto de vista, também é necessário ficar atento se ele está acompanhado de outros problemas. Por exemplo, quando há tosse, paradas respiratórias, perda de peso ou febre, é muito importante procurar o atendimento médico.

O que fazer para lidar, tratar e amenizar a sudorese noturna?

Agora que você sabe quando o suor noturno é preocupante, resta apenas saber como resolvê-lo. Infelizmente, como ele é um sintoma e não uma condição, tratar ele depende do que está causando-o. Ou seja, o suor noturno só pode ser resolvido definitivamente através das devidas orientações médicas. Mas não dá pra negar que esse é um sintoma extremamente incômodo. Então se estiver sofrendo muito com ele, procure manter o seu quarto em uma temperatura melhor, ou dormir mais confortavelmente.

Leia mais: Tomate faz mal para ácido úrico? Entenda melhor seus efeitos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação