Book Appointment Now

Efeitos da iluminação no treino: Treinar sob luz forte faz mal para o coração? Estudo revela
Um estudo da USP revela que os efeitos da iluminação no treino vão além do visual: a luz da academia pode influenciar a pressão arterial e o funcionamento do coração.
Efeitos da iluminação no treino – Você já parou para pensar como a iluminação da academia pode afetar o seu corpo durante o exercício físico?
Um estudo realizado por cientistas da Universidade de São Paulo (USP) aponta que a intensidade da luz durante o treino pode, sim, ter impacto direto na sua saúde, especialmente no funcionamento do coração e no controle da pressão arterial.
O trabalho observou que a luz muito forte pode atrapalhar os efeitos positivos que o exercício aeróbico costuma trazer para o sistema cardiovascular: a queda da pressão logo após a atividade.
Essa diminuição da pressão tende a ser positiva, principalmente para quem tem pressão alta.
Com isso, os pesquisadores acenderam um alerta: talvez seja preciso repensar a forma como as academias estão sendo iluminadas, considerando não só o estilo visual, mas também os efeitos da iluminação no treino e na saúde dos frequentadores.
Efeitos da iluminação no treino: luz forte pode atrapalhar a queda da pressão arterial
Quando uma pessoa realiza uma atividade física aeróbica, como corrida, pedalada ou elíptico — é natural que a pressão arterial caia um pouco depois do exercício.
Esse fenômeno é conhecido como hipotensão pós-exercício e tem um papel importante no controle da pressão em quem sofre de hipertensão.
O que os pesquisadores da USP descobriram é que, quando essa atividade é feita sob luz intensa, esse efeito positivo pode não acontecer como o esperado.
Ou seja: a iluminação da academia pode estar interferindo no benefício cardiovascular do exercício.
De acordo com o estudo, a luz intensa pode fazer com que a pressão se mantenha elevada mesmo após o fim do treino.
Isso não significa que fazer exercícios em locais bem iluminados seja perigoso para todo mundo, mas levanta um ponto importante: o ambiente do treino importa, e muito.
Academias com clima de balada: visual moderno, mas é saudável?
Nos últimos anos, cresceu o número de academias que oferecem um ambiente mais escuro, com luzes vibrantes, coloridas e até neon, criando uma espécie de “clima de balada”.
Esse tipo de visual é usado como estratégia para tornar o treino mais estimulante e até mais divertido, especialmente entre os jovens.
No entanto, o estudo alerta que o uso de luz muito intensa pode afetar o sistema nervoso e a forma como o corpo responde aos estímulos do exercício.
É claro que a motivação também conta muito na hora de se exercitar. Mas se a escolha do ambiente compromete os efeitos benéficos do treino, como a melhora da pressão arterial, talvez seja hora de buscar um equilíbrio entre estilo e saúde.
O que diz a pesquisa da USP sobre os efeitos da iluminação no treino
O estudo foi conduzido no Laboratório de Hemodinâmica da Atividade Motora (Laham) da USP e publicado em uma revista científica internacional.
Os pesquisadores observaram um grupo de homens jovens e saudáveis realizando exercícios aeróbicos sob duas condições diferentes: uma com luz intensa e outra com luz mais suave.
Aqueles que se exercitaram sob luz intensa apresentaram níveis de pressão arterial e carga cardíaca (conhecida como “duplo produto”) mais altos após o treino, comparados ao grupo que treinou com luz mais amena.
Embora o estudo tenha sido feito apenas com homens saudáveis, os resultados chamam a atenção para um possível impacto ainda mais relevante em pessoas com pressão alta, que dependem dos efeitos do exercício para manter a saúde do coração.
Segundo os autores, essa foi a primeira vez que esse tipo de interferência da luz foi analisada em um estudo controlado.
Isso significa que novos trabalhos precisam ser feitos com diferentes grupos (como mulheres, idosos e pessoas com hipertensão) para entender melhor os efeitos da iluminação no treino em cada caso.
Luz fraca pode ser uma aliada de quem tem hipertensão
Diante dos resultados, os pesquisadores levantam uma hipótese interessante: talvez seja mais vantajoso para pessoas com hipertensão praticarem atividades físicas em ambientes com iluminação de academia mais suave ou moderada — ou até mesmo com luz fraca, dependendo do tipo de treino.
Essa sugestão ainda não é uma recomendação oficial, pois faltam estudos com diferentes grupos de pessoas.
Mesmo assim, ela pode servir como ponto de partida para que academias e profissionais da saúde pensem em formas de adaptar os espaços de treino, principalmente para quem usa o exercício como parte do tratamento para cuidar da saúde do coração.
Luz, movimento e equilíbrio
A prática de exercícios físicos é uma das melhores formas de cuidar da saúde, mas como esse estudo mostrou, o contexto em que o treino acontece pode fazer toda a diferença.
A iluminação da academia não é só uma questão de estética ou estilo, mas pode interferir diretamente nos benefícios do exercício para o seu corpo.
Por isso, ao escolher onde e como se exercitar, vale prestar atenção também na luz que ilumina seu treino.
Afinal, cuidar da saúde é olhar para o todo, e, às vezes, o detalhe que parece mais simples pode ser o mais decisivo.