Sofre com mau hálito? Confira dicas para acabar com ele de vez

Sem dúvidas, você provavelmente conhece alguém que tem ou teve mau hálito, ou até mesmo já foi esse alguém. Nesse caso, então você sabe o quão incômodo e desagradável esse problema pode ser na conivência do dia a dia. Sob esse ponto de vista, se você sofre com mau hálito, ou conhece alguém que sofre, venha com o SaúdeLab e confira dicas para acabar com ele de vez.

A princípio, o mau hálito por si só não representa nenhum perigo para a saúde. Entretanto, conforme fora dito, ele é algo extremamente desagradável. Afinal, ninguém quer estar perto de uma pessoa com um bafo fedido. Logo, mesmo que o mau hálito não seja um problema de saúde grave, ele com certeza prejudica o dia a dia e a sociabilidade de quem tem.

O que pode causar o mau hálito?

  • Falta de higiene bucal: obviamente, um dos principais fatores que levam ao mau hálito é a falta de higiene da boca. Pessoas que escovam os dentes de forma errada ou com pouca frequência tendem a ter um maior acúmulo de alimentos e sujeira na boca, levando ao mau odor e problemas como cáries e gengivite.
  • Problemas gástricos: se você sofre com refluxos ou má digestão, então você sabe que a queimação e azia causada por esses problemas é bem dolorosa e incômoda. Entretanto, os ácidos estomacais que voltam para a garganta e causam essa sensação também podem causar mau hálito.
  • Sinusite: quem tem sinusite costuma sentir catarro descendo pela garganta frequentemente. Esse catarro, além de inconveniente, pode deixar a boca com um mau odor.
  • Imunidade baixa: por incrível que pareça, ter uma imunidade ruim pode contribuir para o mau hálito. No caso, isso ocorre quando há o acúmulo de sujeiras na língua que favorecem a proliferação de fungos. Estes por sua vez acabam formando uma placa branca com odor muito desagradável.
  • Cáseo: de maneira geral, o cáseo é um acúmulo de alimento que ocorre nas amígdalas, que com o passar do tempo, causa um mau cheiro terrível.

Leia mais: Veja 10 alimentos que pioram o mau hálito e fuja dos constrangimentos

Como acabar com o bafo de uma vez por todas?

De antemão, para eliminar o mau hálito é preciso adotar uma série de cuidados. Afinal, como a lista acima demonstra, existem diferentes causas para esse problema. Logo, as soluções também são bem variadas. Em casos de mau hálito causado por problemas gástricos e imunidade baixa, os cuidados devem envolver mudanças na alimentação e uso de medicamentos apropriados, como antiácidos e antifúngicos respectivamente, mas eles precisam ser prescritos por um médico.

Ao mesmo tempo, reforçar e garantir a higiene bucal pode ser considerada a principal forma de resolver essa questão. Procure escovar os dentes com frequência, fazendo os movimentos corretos, e escovando toda a boca, dentes e língua.  Aliás, aprenda a fazer a limpeza correta da língua, pois não adianta os dentes estarem limpos de a língua tem saburra, que causa mal hálito.

Ademais, tente fazer gargarejos com enxaguantes bucais ou até mesmo com bicarbonato de sódio, visto que isso pode ajudar a combater o mau odor causado por cáseo.

O acompanhamento médico pode ser necessário

Por fim, se mesmo depois de tomar todos os cuidados você ainda estiver com mau hálito, então é preciso procurar pelo atendimento de um dentista ou médico especializado. Nesses casos, o problema pode precisar de um medicamento ou tratamentos específicos, ou até mesmo alguma pequenas cirurgia.

Leia mais: Já teve a sensação de boca amarga? Descubra se é grave e o jeito certo de resolver

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915