Veja 10 alimentos que pioram o mau hálito e fuja dos constrangimentos

Confira a lista e dicas para ficar livre desse problema

O mau hálito é um problema que atinge a muitas pessoas. Em geral, muitos creditam o odor da boca à falta de higiene, mas a verdade é que podem existir diversos motivos para a sua origem. Dessa forma, se você sofre com essa condição, confira hoje no SaúdeLab quais alimentos podem piorá-la. Assim, veja os 10 maiores vilões de quem precisa lidar com o mau hálito.

Ademais, veja também o que pode estar associado a esse tipo de patologia e aprenda as formas mais indicadas para tratar do problema. Nesse sentido, confira também as dicas para amenizar o mau odor na boca e confira quais alimentos podem melhorar o seu hálito e ainda beneficiam a sua saúde. Portanto, continue conosco para aprender mais!

Os alimentos vilões de quem possui mau hálito

Em primeiro lugar, é importante destacar que as causas do mau odor na boca são variadas e podem estar associadas a diferentes patologias. Por exemplo, alguns fatores que originam esse problema são: má alimentação, estresse, consumo de certos tipos de medicação, como antibióticos, problemas intestinais ou estomacais, dentre outros. Por isso, é importante avaliar com um médico responsável o que há por trás da sua condição.

Dito isso, listamos agora os 10 principais alimentos que você deveria evitar caso esteja realizando algum tipo de tratamento para o mau hálito. Nesse sentido, destacamos também que algumas opções da lista, como o alho e a cebola, não devem ser consumidas cruas, mas podem entrar em pratos que amenizam seu sabor, como cozidos e refogados.

Os 10 alimentos que causam mau odor na boca

Alho

Esse não é surpresa para ninguém: de fato, o alho é o grande vilão de quem precisa lidar com o mau hálito. Isso acontece, pois, esse tipo de alimento possui sulfúrio, uma substância que fica retida na língua e que é absorvida também pela corrente sanguínea. Dessa forma, ele também invade os pulmões, fazendo com que o cheiro característico do alho volte à boca através da respiração.

Cebola

Assim como o alho, a cebola também possui compostos sulfúricos, que impregnam a boca e se espalham pela corrente sanguínea, voltando em forma de odor pela boca através da respiração, mesmo que se passem horas após a refeição na qual você consumiu este alimento.

Laticínios

Por essa talvez você não esperasse: de fato, os laticínios podem causar mau hálito na boca. Isso acontece porque eles possuem aminoácidos que servem como forma de alimento e consequente proliferação das bactérias naturais da boca. Portanto, se você sofre com o mau hálito, evite ingerir alimentos como:

  • Leite;
  • Queijos;
  • Iogurtes.

Alimentos ricos em enxofre

O enxofre é uma substância que também se espalha pela corrente sanguínea e pode causar mau odor na boca, pois é um composto volátil e de cheiro forte. Dessa maneira, alguns dos alimentos que contém esse elemento e devem ser evitados por quem possui hálito ruim são:

  • Repolho;
  • Couve – flor;
  • Brócolis;
  • Azeitona;
  • Alcachofra.

Proteínas e gorduras de origem animal

Algumas bactérias naturais da nossa boca se alimentam e podem se proliferar a partir das moléculas de proteína animal que nós ingerimos. Assim, esse processo também libera enxofre, resultado em halitose. Portanto, alguns alimentos que causam esse tipo de problema são:

  • Ovos;
  • Carnes;
  • Salames;
  • Mortadelas e frios.

Café

O café é uma bebida que naturalmente deixa a boca mais seca, resultando em uma perda temporária de saliva. Desse modo, quanto mais ressecada estiver a sua boca, pior o hálito se torna, devido à proliferação de corpos bacterianos.

Bebidas alcoólicas

Assim como o café, o excesso de álcool também deixa a cavidade bucal mais seca e com um agravante: as bebidas alcoólicas também causam irritação e descamação das células da mucosa bucal. Consequentemente, o mau hálito surge em função desse processo.

Atum e sardinha enlatados

Os frutos do mar sofrem um processo de oxidação com o tempo de armazenamento, o que torna os seus odores mais fortes. Dessa forma, atum e sardinha enlatados podem ocasionar um mau odor bucal, que pode ser difícil de ser contornado.

Molhos prontos

Mostarda e Ketchup podem ser os queridinhos dos brasileiros, mas eis que eles também podem causar o temido mau hálito. Isso acontece pois ambos contêm substâncias que aumentam a acidez da saliva, podendo levar ao surgimento do odor ruim na boca.

Rabanete

Assim como o alho e a cebola, o rabanete também possui compostos sulfúricos que atuam diretamente na corrente sanguínea. Assim, este é um alimento que também deve ser evitado por quem sofre com o mau hálito.

Como aliviar o problema?

Além de procurar um médico para avaliar as causas do seu mau hálito, a fim de estabelecer um tratamento adequado, também é importante manter a saúde bucal em dia, sempre escovando os dentes após as refeições e fazendo uso de fio dental. Além disso, alimentos como frutas cítricas e ácidas, gengibre e a manutenção de um bom consumo diário de água podem manter o pH oral controlado, evitando a formação do mau hálito.

Leia maisConheça 11 alimentos que causam gases e acabe com o incômodo intestinal