Anitta fez cirurgia para tratar endometriose: entenda a doença

A endometriose é uma condição em que o tecido semelhante ao revestimento do útero começa a crescer em outros lugares

A cantora Anitta passou por um procedimento cirúrgico pata tratar a endometriose. Ela contou no Twitter, na ocasião, que recebeu o diagnóstico correto ao fazer uma ressonância, depois de acreditar sofrer de cistite recorrente, uma infecção que acomete a uretra provocada por uma bactéria. Porém, os médicos decidiram investigar, já que nos exames não havia a presença de microrganismos na região. Conforme apurou o saúdeLAB.

Segundo a cantora declarou em suas redes sociais nesta sexta-feira (08/07): “Não pode fazer muito esforço por um mês. Tive que cancelar muita coisa, mas era isso ou morrer de dor não, só depois do ato, mas também quando menstrua. Precisávamos agir rápido. Foram 9 anos nesse sofrimento.”

A endometriose

A endometriose é uma condição em que o tecido semelhante ao revestimento do útero começa a crescer em outros lugares, como os ovários e as trompas de Falópio.

A doença, portanto, pode afetar mulheres de qualquer idade e é uma enfermidade de longo prazo que pode ter um impacto significativo na paciente, mas existem tratamentos que podem ajudar.

A causa da endometriose não é conhecida, porém algumas teorias apontam para causas diversas. Uma delas é o fator genético, quando a condição tende a ocorrer em famílias e afeta pessoas de certos grupos étnicos mais do que outros. Além disso, há a menstruação retrógrada, quando parte do revestimento do útero flui através das trompas de falópio e se encaixa nos órgãos da pelve, em vez de deixar o corpo na menstruação.

A endometriose pode, igualmente, ser um problema com o sistema imunológico, a defesa natural do corpo contra doenças e infecções. Isso acontece quando as células do endométrio que se espalham pelo corpo na corrente sanguínea ou no sistema linfático, uma série de tubos e glândulas do sistema imunológico.

Porém, nenhuma dessas teorias explica completamente por que a endometriose acontece, assim como a condição pode ser causada por uma combinação de diferentes fatores.

anita endometriose
Foto: Divulgação

Sintomas da endometriose

Os sintomas da endometriose podem variar. Algumas mulheres são gravemente afetadas, enquanto outras podem não apresentar nenhum sintoma perceptível.

Os principais sintomas da endometriose são:

  • Dor na parte inferior da barriga ou nas costas (dor pélvica), que se agrava no período menstrual;
  • Cólica menstrual intensa, que impede a realização das atividades normais;
  • Fluxo sanguíneo intenso;
  • Dor durante ou após o sexo, assim como ao usar o banheiro;
  • Sentir-se doente, constipação, diarreia ou sangue no xixi durante o período menstrual;
  • Episódios de depressão;
  • Dificuldade para engravidar.

Quando consultar um médico

Consulte um médico se tiver dois ou mais sintomas descritos acima, especialmente se atrapalham sua rotina. Como no caso da Anitta, por exemplo, diagnosticar a endometriose pode ser difícil porque os sintomas podem variar consideravelmente e muitas outras condições causam sintomas semelhantes.

Nem todos os casos, entretanto, necessitam de cirurgia. Alguns tratamentos sugerem uso combinado de analgésicos, medicamentos hormonais e contraceptivos como pílula, adesivo contraceptivo, dispositivo intrauterino (DIU), bem como medicamentos chamados análogos ao do hormônio liberador de gonadotrofina.

Em casos mais graves como da cantora, a cirurgia é a solução. Uma das principais complicações da endometriose é a dificuldade em engravidar ou não conseguir engravidar. A cirurgia para remover o tecido da endometriose pode ajudar a melhorar suas chances de engravidar.

Leia também:  Varizes pélvicas podem causar dor abdominal em mulheres; saiba mais sobre o assunto

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação