Veja como treinar para melhorar a cólica menstrual e se surpreenda

Uma grande parcela das mulheres sofre com a temida cólica menstrual. Nesse sentido, dependendo do grau e das facetas biológicas da mulher, essa patologia pode ter diversos tratamentos alternativos.

Porém, o que não se sabia, até então, era que algumas atividades físicas poderiam atuar na melhora desse quadro, de acordo com estudos recentes. Dessa forma, veja hoje no SaúdeLab como treinar pode melhorar quadros de cólica menstrual e confira quais são os exercícios recomendados!

Exercícios físicos que auxiliam no tratamento da cólica menstrual; confira

Em primeiro lugar, é importante saber que, se você sofre de cólica menstrual, o ideal é procurar um médico ginecologista para avaliar o seu caso e decidir quais são as melhores opções de tratamento para este. Isso porque nem todos os organismos femininos estão liberados para praticar atividades físicas nesse período.

Esse é o caso das mulheres que sofrem de endometriose, por exemplo. Dessa maneira, o tratamento é mais complexo e envolve intervenções específicas, com remédios anti-inflamatórios que combatem a prostaglandina.

Dito isso, na maioria dos casos, alguns tipos de treino podem sim melhorar a cólica menstrual, de acordo com estudos recentes. Continue conosco para entender melhor!

mulher fazendo yoga para melhorar cólica menstrual
Segundo estudos, algumas atividades físicas podem melhorar quadros de cólicas menstruais. A yoga está na lista! Fonte: Canva.

A endorfina liberada nas atividades físicas alivia a dor das cólicas menstruais

De acordo com um estudo recente realizado na Universidade Politécnica de Hong Kong, na China, observou-se que a prática recorrente de atividades físicas ajuda a diminuir e aliviar dores oriundas da cólica menstrual.

Desse modo, isso acontece, pois, a endorfina liberada durante os exercícios físicos atua contra a prostaglandina, o hormônio responsável por aumentar a capacidade de contração do útero, o que causa as cólicas menstruais. Nesse sentido, a endorfina acaba aumentando a capacidade de relaxamento do útero, inibindo as dores.

Durante esse estudo, foram avaliadas cerca de 70 mulheres entre 18 e 43 anos que sofriam de cólicas menstruais de forma recorrente. Assim, elas foram divididas em dois grupos: um que seguiria sem praticar atividades físicas no cotidiano e outro no qual foram realizados treinamentos aeróbicos, 3 vezes por semana.

Dessa forma, os exercícios eram realizados no primeiro dia depois do fim do ciclo menstrual e seguiam até este começar novamente, durante o qual as atividades eram paralisadas.

Portanto, ao final de 7 meses, as mulheres que participaram das atividades relataram uma melhora das cólicas menstruais, que foi avaliada a 20% a mais em comparação ao grupo que não realizou exercícios.

Quais exercícios são recomendados para quem sofre de cólica menstrual?

Em geral, os exercícios mais indicados para quem está no período menstrual são aqueles que trabalham a respiração e o relaxamento, como caminhadas, pilates, alongamentos e yoga, evitando sempre atividades físicas que sejam extenuantes demais. Em alguns casos, a natação também é recomendada, desde que feita de forma leve, sem exageros.

Se você gostou de saber sobre como treinar pode melhorar a cólica menstrual, aproveite para entender quais os problemas de se fazer atividade física estando doente?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação