5 erros de fumar cotonete que podem ser fatais para sua saúde

Entenda os riscos que se corre com a prática de usar essas substâncias

Você sabe as complicações ao fumar cotonetes? A nova moda que está causando muitas preocupações para os profissionais de saúde que já lidam com efeitos colaterais graves pelo consumo dessa prática. Confira aqui no SaúdeLAB os 5 erros ao fumar cotonetes que podem deixar a pessoa com doenças pulmonares e muito mais.

Fumar cotonetes faz mal? O que dizem os especialistas?

O ato de fumar por si só é desmotivado pelo Ministério da Saúde e demais profissionais devido à inúmeros malefícios comprovados pela ciência.

Muito mais preocupante, é a notícia que circula em plataforma digitais sobre fumar cotonetes, comportamento que pode trazer muitos danos, principalmente ao pulmão e vias respiratórias, quando se inala a fumaça.

O Pneumologista Rafael Melo, em entrevista ao Correio Brasiliense, falou abertamente sobre a prática e faz alerta de que inalar a queima de substâncias ao fumar cotonetes agride sobremaneira o pulmão e os danos podem ser irreversíveis.

Erro 1: intoxicação ao fumar cotonetes

O primeiro erro ao fumar cotonetes é o risco de intoxicação produzida pelas substâncias utilizadas na fabricação do cotonete. Uma delas é o plástico, ele é proveniente do petróleo e ao ser queimado libera bisfenol A, altamente nocivo à saúde.

Erro 2: Inalar fumaça

Aqui vale sublinhar que respirar fumaça pode causar pneumonia química. À medida que os substratos da fumaça adentram as vias respiratórias e chegam ao pulmão a troca de oxigênio fica completamente ineficaz.

Erro 3: agravamento de doenças respiratórias

Fumar cotonetes traz sérios danos para pessoas com doenças respiratórios. Aquelas que tem asma e bronquite, por exemplo, devem passar longe dessa prática.

Erro 4: Queimadura

Queimaduras de lábios, mãos e rosto em geral, são riscos que se corre ao fumar cotonete.

Erro 5: Substâncias cancerígenas

Da mesma forma que o costume de usar utensílios de plástico para guardar alimentos ou aquecê-los no micro-ondas são nocivos à saúde, fumar cotonete também tem a mesma ação no organismo. A ANVISA (Agência de Vigilância em Saúde) alerta que o aquecimento do plástico libera substâncias cancerígenas, como o Bisfenol A (BPA) citado anteriormente.

A prática deve ser abolida definitivamente e tais utensílios devem ser trocados por outros livres do bisfenol, ou seja, BPA Free.

Fica aqui um alerta à população, sobretudo de jovens e adolescentes que estão aderindo à prática de fumar de cotonetes. Lembre-se que fazê-lo a exposição aos riscos é real, tanto para quem fuma quanto para respira a fumaça.

Leia também: Narguilé e Cigarros Eletrônicos estão corroendo a juventude; aponta estudos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação