Narguilé e Cigarros Eletrônicos estão corroendo a juventude; aponta estudos

O uso alternativo de tabaco tem aumentado o risco de lesão pulmonar em jovens.

Narguilé e cigarros eletrônicos ganharam rápida fama de descolados e modernos, levando muitos jovens ao consumo de tabaco e uma maneira diferente, ao invés dos antigos cigarros com papel. No entanto, os estudos mostram que seguir cegamente às tendências pode criar sérios problemas à saúde dos jovens, conforme aponta o SaúdeLAB.

Moda de Narguilé e Cigarros Eletrônicos

O uso destes tipos de vaporizadores para inalação do tabaco ganhou fama a partir de 2015, alcançando um público bem maior, especialmente entre os jovens. O narguilé é um cachimbo de água do Oriente Médio geralmente feito de vidro. É usado para vaporizar e fumar tabaco com sabor chamado shisha. Mas, vale lembrar que os narguilés são muito antigos e amplamente utilizados no oriente médio.

Um relatório de 2005 da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que fumar usando tal narguilé não é uma alternativa segura ao cigarro. Em uma sessão de narguilé de uma hora de duração, os usuários consomem cerca de 150 vezes o volume da fumaça de um cigarro. O que o torna muito mais tóxico ao organismo.

Risco dos Vaporizadores

Embora muitos usuários pensem que é menos prejudicial, fumar narguilé tem muitos dos mesmos riscos à saúde que fumar cigarros. Mesmo depois de ter passado pela água, a fumaça de um narguilé tem altos níveis desses agentes tóxicos. O tabaco e a fumaça do narguilé contêm vários agentes tóxicos conhecidos por causar câncer de pulmão, bexiga e câncer oral. E ainda existem outros riscos à saúde, como doenças cardíacas e artérias entupidas.

Os cigarros eletrônicos ou Vape parecem ser legais, uma das alternativas aos ultrapassados cigarros enrolados. Mas, segundo dados da Hopkins Medicine observa que, embora seja menos prejudicial que os cigarros, o vaping “ainda não é seguro”.

Moça usando narguilé
Narguilés e Cigarros Eletrônicos estão corroendo a juventude; aponta estudos. Foto: Canva PRO

Em fevereiro de 2020, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) confirmaram 2.807 casos de lesão pulmonar associada ao uso de cigarro eletrônico ou vaping (EVALI) e 68 mortes atribuídas a essa condição.

Aliás, esses casos parecem afetar predominantemente pessoas que modificam seus dispositivos vape ou usam líquidos modificados pelo mercado negro. Isso é especialmente verdadeiro para produtos vape que contêm THC, uma substância ainda mais tóxica.

Jovem de 25 anos morre de câncer depois de usar narguilé

Uma jovem, natural de Tangará da Serra (MT), distante 250 km de Cuiabá, de 25 anos, morreu de câncer de pulmão devido ao uso de narguilé. Ela enfrentava a doença pela segunda vez.

Nayara Moura ficou conhecida nas redes sociais por fazer alertas sobre o perigo do narguilé.

Durante o processo de tratamento, ela orientou seus seguidores, diversas vezes, a se prevenirem da doença. “A gente fuma sabendo que faz mal, a fumaça equivale a 100 cigarros, na hora ninguém sabe, mas na dor a gente sabe”, contou Nayara.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

GENGIBRE: Conheça todos os BENEFÍCIOS e saiba como usar nas RECEITAS

O gengibre ganhou fama de superalimento nos últimos tempos, mas isso não foi à toa! Afinal, vários estudos já mostram seus benefícios para a saúde. Então, neste vídeo, você vai conhecer 6 benefícios incríveis do gengibre e também como usar na culinária.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação