Book Appointment Now
Erva baleeira faz mal para o fígado? Conheça os seus principais efeitos
Você já ouviu falar da erva baleeira? Assim como a grande maioria das ervas e plantas medicinais, ela promete diversos benefícios para a nossa saúde. E para que eles possam ser aproveitados com segurança, é preciso conhecer eles bem. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, conheça os seus principais efeitos, e saiba se a erva baleeira faz mal para o fígado ou não.
Os chás no geral são bebidas muito antigas, simples e ricas em nutrientes. Em muitos países, o consumo deles está intimamente ligado com a cultura da população. Mas no Brasil, apesar deles serem amplamente conhecidos e consumidos, não é todo mundo que está familiarizado com as propriedades dele. Consequentemente, algumas pessoas acabam comprometendo com a própria saúde sem querer.
Quais as principais utilidades da erva baleeira?
- Ameniza dores: depois de um esforço físico intenso, os nossos músculos tendem a ficar um pouco doloridos, o que obviamente pode ser bastante incômodo no dia a dia. Felizmente, a erva baleeira age como uma espécie de analgésico, diminuindo dores musculares.
- Mantém o estômago saudável: a nossa saúde gástrica pode ser facilmente afetada por condições como úlceras e gastrites. Se você sofre com algum desses problemas, saiba que a erva baleeira possui uma ação anti-inflamatória excelente para prevenir e combater eles.
- Trata doenças inflamatórias: obviamente, a principal função dos anti-inflamatórios é combater as inflamações do corpo. Logo, os sintomas de doenças inflamatórias, como a artrite, são amenizados pela erva.
- Favorece a cicatrização: além de anti-inflamatória, a erva baleeira também é antisséptica. Esse conjunto de propriedades é perfeito para melhorar a cicatrização de ferimentos.
Leia mais: Erva-baleeira: benefícios, como usar e efeitos colaterais da planta medicinal
E a erva baleeira faz mal para o fígado?
De maneira geral, o fígado é um órgão responsável por processar e metabolizar muitos compostos do nosso corpo. Com isso, a saúde e funcionamento dele acabam sendo afetados facilmente pelo o que consumimos no dia a dia. Logo, como os chás no geral são carregados de propriedades e nutrientes, faz sentido ficar com o receio de que a erva baleeira faz mal para o fígado.
Felizmente, na prática, não há nada que comprove de fato que a erva baleeira faz mal para o fígado. Entretanto, se você sofre de algum problemas hepático, é importante que você consulte seu médico antes de consumir ele. Afinal, um fígado que não funciona apropriadamente será afetado de maneira diferente por determinados compostos, o que pode ou não incluir os nutrientes da erva baleeira.
Diferentes formas de se consumir a erva
Por incrível que pareça, não é apenas através de chás que podemos usar a erva baleeira. Na verdade, ela é bastante consumida na forma de cremes, cápsulas e tinturas, os quais podem ser encontrados em lojas especializadas. Contudo, o chá acaba sendo mais acessível para algumas pessoas. Então se você estiver interessado em fazer ele em casa, confira o passo a passo a seguir:
- Primeiramente, coloque uma xícara de água em uma panela sob o fogo.
- Enquanto ela esquenta, lave e corte bem cerca de uma colher de sopa de folhas da erva baleeira.
- Assim que a água da panela estiver fervendo, coloque as folhas na panela e mantenha o fogão desligado.
- Por fim, com a panela tampada, aguarde 10 minutos e coe a bebida para se servir.
Leia mais: Maca peruana faz mal para o fígado? Fique atento aos efeitos adversos