Maca peruana faz mal para o fígado? Fique atento aos efeitos adversos

Fique por dentro das principais propriedades da maca peruana no nosso organismo

Você já ouviu falar da maca peruana? Até um tempo atrás, ela era muito conhecida e consumida, e ainda tem boa parte dessa popularidade atualmente. Entretanto as pessoas não são mais tão familiarizadas com as propriedades dela, deixando-as um pouco receosas. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se a maca peruana faz mal para o fígado, e como ela afeta a nossa saúde.

O fígado infelizmente tem uma grande sensibilidade à tudo que consumimos no dia a dia. Alguns alimentos, bebidas e medicamentos podem levar à problemas hepáticos graves, ainda mais quando em excesso. Logo, é importante considerarmos essa possibilidade para a maca peruana antes de incluir ela na rotina.

Características gerais da maca peruana

Por incrível que pareça, a maca peruana não é apenas um suplemento. Originalmente, ela é uma espécie de planta, especificamente um tubérculo denominado cientificamente de Lepidium meyenii. Também atende à outros nomes além de maca peruana, como Ginseng-dos-Andes. Mas no final, ela acaba sendo comercializada na forma de cápsulas, em pó, para ser consumida em sucos e similares.

Em relação à sua composição, a maca é tida como um superalimento, graças ao potencial que seus nutrientes possuem no nosso organismo. Dente os seus principais compostos, vale citar os flavonoides, alcaloides e glicosídeos. Todos exercem funções muito interessantes e proveitosas para a saúde.

Leia mais: Maca Peruana: conheça 4 benefícios da raiz que aumenta a libido e emagrece

A maca peruana faz mal para o fígado?

Conforme fora dito, o fígado é um órgão muito sensível aos alimentos e medicamentos que consumimos no dia a dia, e consequentemente pode sofrer lesões com bastante facilidade. Contudo, acredita-se que a maca peruana não faz mal para o fígado de nenhuma forma significativa, e costuma ter um consumo bem seguro.

Por outro lado, por se tratar de um produto carregado de nutrientes, o consumo da maca peruana deve ser feito com moderação. Esse cuidado é mais uma garantia de segurança do que uma contraindicação. Um dos motivos por trás disso é que a maca peruana consegue interferir levemente no funcionamento do fígado, especialmente em pessoas com diabetes tipo II. Portanto, quando em excesso, pode ser que a maca peruana faça mal para o fígado de fato.

Benefícios da maca peruana para a saúde

  • Favorece o funcionamento cerebral: as nossas capacidades de raciocínio e de concentração são muito beneficiadas pelos ácidos graxos presentes na maca peruana.
  • Ameniza a fadiga: entrando nos benefícios mais conhecidos da maca peruana, os polissacarídeos dela fornecem muita energia para o nosso organismo, aumentando nossa disposição e combatendo o cansaço.
  • Eleva o libido: juntamente com os alcaloides mencionados anteriormente, as macamidas e macaridinas da maca peruana estimulam muito a disposição e o desejo sexual. Isso se dá pela capacidade tônica, estimulante e até antidepressiva dessas substâncias.
  • Combate a disfunção erétil: para os homens, a maca peruana apresenta mais um benefício para as relações sexuais. No caso, a melhoria no libido e desejo sexual também ajuda a impedir a disfunção erétil.

Leia mais: Chá para melhorar o desejo feminino: conheça as 6 melhores opções

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação